FECAP

Notícias

Economia fraca gera pessimismo inédito no comércio paulista

Institucional Publicado em: 08/05/15


Economia fraca gera pessimismo inédito no comércio paulista

IFECAP reflete atual cenário nos negócios brasileiros, decorrente de políticas de estímulo financeiro pós-crise internacional

Os comerciantes paulistas demonstraram pessimismo com os negócios em abril. Após quatro quedas consecutivas, o IFECAP (Índice FECAP de Expectativas nos Negócios) ficou pela primeira vez abaixo dos cem pontos, denotando um momento de inédito pessimismo no comércio paulista. A escala varia entre zero e 200, sendo que cem é a fronteira entre o pessimismo e o otimismo – em geral, os índices dos meses anteriores variaram entre 100 e 110.

O indicador registrou no mês passado 98,71 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma queda de 3% quando comparado ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice recuou 9,8%.



Em 2009, o indicador marcou pouco acima de 100, o pior índice desde o início da série histórica (iniciada em 2004). Na época, a justificativa havia sido a crise financeira internacional, que estourou em 2008. “Em abril, registramos um índice de 98,7. A diferença é que, desta vez, a crise é brasileira, em decorrência das medidas de blindagem econômica implantadas pelo governo anterior”, explica Eric Universo Brasil, coordenador do Núcleo de Pesquisa IFECAP.

O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, recuou 4% na comparação com março de 2015. As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram queda de 1,5%, com 103,97 pontos na série com ajuste sazonal.

Por porte da empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as pequenas e micro empresas e melhoraram entre as grandes e médias empresas. Do ponto de vista regional, as expectativas caíram na capital e subiram no interior.

“O indicador deve andar para o lado nos próximos meses, já que houve uma longa série de quedas. Posteriormente, ele deve avançar junto com a economia brasileira”, projeta o economista da FECAP.

Sobre o IFECAP

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

08/05/2015