FECAP

Notícias

Campeonatos de cubo mágico reúnem gênios do raciocínio na FECAP

Institucional Publicado em: 15/04/15
Campeonatos de cubo mágico reúnem gênios do raciocínio na FECAP

Dez escolas e mais de 100 competidores brasileiros e estrangeiros participaram dos eventos gratuitos no último sábado


No último sábado (11), a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) reuniu centenas de estudantes e amantes de cubo mágico do Brasil e do exterior em dois campeonatos gratuitos, que ocorreram das 8h30 às 16h30, no campus Liberdade, em São Paulo.
 
O 3° Campeonato Interescolar contou com a participação de 10 escolas de ensino fundamental, médio e técnico, segundo Rafael Cinoto, representante da Associação Mundial de Cubo Mágico. Nesta modalidade, os estudantes foram divididos em grupos de até dez jogadores. O Campeonato FECAP, por sua vez, contabilizou 106 inscritos e foi aberto a qualquer pessoa que conseguisse solucionar o quebra-cabeça em até dez minutos.


 
“A maioria dos participantes soluciona o cubo em menos de três minutos. Independentemente do tempo, qualquer pessoa pode fazer um cubo mágico, basta aprender a estratégia”, garante Cinoto, que tem 29 anos e conseguiu montar o quebra-cabeça pela primeira vez aos 10.
 
Na avaliação de Prof. Dr. Marcelo Krokoscz, diretor do Colégio FECAP, os campeonatos mostram a importância que o cubo mágico ganhou no Brasil e, principalmente, na educação dos jovens. “Esse é o ano mundial do cubo mágico no Brasil. O quebra-cabeça é como uma academia mental porque estimula o raciocínio lógico em um tempo cada vez menor”, afirma.
 
14/04/2015