FECAP

Notícias

Palestra aborda casos reais em que governança corporativa foi mal aplicada

Institucional Publicado em: 12/06/19
Aula aberta visa discutir grandes colapsos empresariais, provocando discussões acerca do que deveria ter sido feito para evitá-los à luz da boa governança corporativa

Para implantar uma cultura de governança corporativa nas empresas, é necessário, primeiramente, saber quais valores são essenciais manter nesse contexto. Normalmente, a cultura corporativa de uma Organização procura se fundar sobre valores como responsabilidade, transparência e eficiência, para então estabelecer estruturas específicas de implementação desses valores. Esses são os princípios da Governança Corporativa.

Promovida pelo núcleo de pós-graduação da FECAP, a aula aberta “(Des)Governança Corporativa: Aprendendo com Casos Reais” acontecerá no dia 25 de junho, no auditório 501 do Campus Pinheiros, às 19h30. Serão discutidos os grandes colapsos empresariais, tanto no Brasil quanto no exterior, o que provocará discussões acerca do que deveria ter sido feito para evitar tais colapsos à luz da boa governança corporativa. Conduzida pelo Prof. Dr. Ahmed El Khatib, os interessados poderão discutir sobre os fracassos que não devem ser seguidos, além de entenderem melhor como uma pós-graduação na FECAP pode ser enriquecedora no desenvolvimento da carreira.

A premissa do evento é pensar que, apesar de todo o esforço em busca da boa governança corporativa, nem sempre se alcança o efeito desejado, se considerarmos todos os casos de “desgovernança corporativa” ocorridos nos últimos anos. Nesta aula aberta, teremos a oportunidade de debater as boas práticas de governança das empresas e também analisar o que de fato contribuiu para o insucesso de muitas delas.

Com uma história de 117 anos, a FECAP sempre esteve na vanguarda do ensino de boas práticas empresariais, o que envolve o ensino de governança corporativa. “Nesse contexto, a discussão do tema vai ao encontro das grandes mudanças, inclusive na economia brasileira, incluindo os últimos escândalos envolvendo corrupção nas empresas”, comenta o Prof. Dr. Ahmed El Khatib, condutor da conversa.

Tais escândalos reforçam a ideia de que a fraca governança corporativa das empresas privadas e estatais tornou-se endêmica. Por isso, “é preciso ter como objetivo a capacitação de pessoas em uma boa governança corporativa as expondo a uma compreensão completa do que a boa governança corporativa implica e por qual motivo ela se torna essencial”, completa o docente. Quase todos os profissionais são afetados neste momento e por isso a FECAP busca auxiliar a sociedade com a oferta dessa aula aberta.