FECAP

Notícias

Coordenadora da graduação em RI publica artigo em jornal internacional

Institucional Publicado em: 22/04/19
Artigo publicado em inglês sintetiza a Tese de Doutorado da professora Marília Pimenta

Nomeado como “Atores não estatais violentos e novas formas de governança: explorando a zona fronteiriça colombiana e venezuelana”, o artigo fala sobre regiões da América do Sul nas quais a presença do Estado é falha e carente de garantia de serviços para a população. Em decorrência disso, o vácuo acaba sendo preenchido por atores não governamentais, os chamados atores não estatais violentos, que conduzem atividades como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e de armas, tráfico de pessoas, sequestro, contrabando, extorsão, bem como crimes comuns e políticos. O objetivo do estudo é detectar como os atores não governamentais criam uma espécie de governança alternativa nas fronteiras, com foco em territórios da Colômbia e Venezuela.

Segundo a Professora Marília, o assunto é de grande importância para questões de segurança regional.
“Este estudo, realizado em coautoria com o professor Dr. Rafael Villa (USP), é fundamental no sentido de analisar as fontes não estatais de violência na América do Sul, além de imprescindível para identificar os tipos de governança local e regional por eles gerados”. Disse a professora.

Ainda de acordo com Marília Pimenta, o período de Doutoramento foi muito intenso. A professora fez um estágio de pesquisa na Maxwell School of Syracuse University, de dois meses, e participou de inúmeras conferências internacionais. “Essas ações foram fundamentais para construir uma tese de doutorado que pudesse se transformar em uma série de projetos futuros  e assim o foi”. Completou Marília.

Você consegue ler o artigo completo em inglês Clicando Aqui