FECAP

Notícias

Palestrante internacional discute sobre Educação Inclusiva no Hemisfério Sul

Institucional Publicado em: 10/04/19
Seminário de Educação Inclusiva terá a presença da Professora Judith McKenzie, da Universidade do Cabo – África do Sul, do Prof. da FECAP Augusto Galery e profissionais importantes do Brasil na área

A FECAP promove, em 27 de abril, com a participação da Professora McKenzie, o Seminário Educação Inclusiva no Hemisfério Sul: Políticas Públicas, Formação Docente e Práticas. O evento tem a intenção de promover diálogo sobre o tema, com socialização e debate sobre seu contexto na África do Sul e no Brasil, levantando os desafios e possibilidades referentes as Políticas Públicas, Formação Docente e Práticas para construção e efetivação de Sistemas Educacionais Inclusivos. Ele é destinado a educadores, gestores escolares, estudantes e demais interessados.

Comporá a programação do Seminário, também, o professor da casa Dr. Augusto Galery e os professores, pesquisadores, consultores e ativistas na área: Romeu Sassaki, Biancha Angelucci, Rodrigo Hübner Mendes, Andreia Pinto, Priscila Benitez, Silvana Lucena dos Santos Drago, Tuca Munhoz e Martinha Clarete Dutra.

O evento acontecerá no sábado e dura o dia todo, entre 8h e 18h no auditório 131C. O valor de inscrição é de R$ 35. Inscreva-se aqui

.

Além do seminário, a FECAP promove também um minicurso de 8 horas nos dias 02 e 03 de maio, das 14h às 18h. Neste curso você aprenderá sobre a educação inclusiva, entendendo que barreiras existem para aprender e como desafiá-las. “O aluno poderá aprender com várias pessoas experientes em cuidados a pessoas com deficiência, descobrindo maneiras práticas de criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo que pode ser aplicado em sua própria área”, comenta Judith McKenzie, que vem ao Brasil especialmente para abordar o assunto.

Um dos pilares dessa iniciativa especifica a garantia de uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao abordar essa meta, há reconhecimento de que certos grupos vulneráveis, como pessoas com deficiências ou de comunidades minoritárias, foram excluídos do acesso e participação na aprendizagem.

É neste espírito que a Professora Associada Judith McKenzie, da Universidade da Cidade do Cabo - África do Sul, ganhadora de prêmio da Unesco pelo trabalho de inclusão de pessoas com deficiência, visitará a FECAP. Ela compartilhará suas pesquisas e experiências em Estudos sobre Deficiência em seminários e aulas com seus colaboradores, além de visitar ONGs e autoridades do governo para entender como a África do Sul pode aprender com as experiências do Brasil e vice-versa. O objetivo da visita é construir colaboração na pesquisa em educação inclusiva entre os dois países.