FECAP

Notícias

FECAP inicia parceria internacional para intercâmbio à Europa

Institucional Publicado em: 15/03/19
Em visita à Portugal, Itália e França, os representantes da FECAP buscaram convênios para alunos e pesquisadores

Com o objetivo de expandir o seu programa de internacionalização, a FECAP enviou representantes da instituição para realizar uma série de visitas oficiais em renomados centros universitários de Portugal, Itália, França e Espanha nos meses de fevereiro e março.

Entre as visitas, que buscavam ampliar as opções internacionais que a instituição oferece hoje aos alunos da FECAP, os professores Edison Simoni, Reitor, e Wanderley Carneiro, Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento, conheceram a Audencia Business School (França), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade de Granada (Espanha).  Já a coordenadora do International Office da FECAP, Roseli Azevedo, visitou a Università degli Studi di Parma, na Itália.

Universidade Nova de Lisboa
A agenda dos docentes teve início em Portugal com reuniões que cercavam a possibilidade de um convênio entre a FECAP e a Universidade Nova de Lisboa, local onde os representantes da instituição brasileira foram recebidos pelo prof. Milton de Souza e pela Pró-Reitora Rita Cunha.
Na ocasião, foram discutidas as possibilidades de parceria para estudantes e pesquisadores, com o objetivo de passar a oferecer intercâmbios também para professores, além de apresentar um Campus recém-inaugurado. A Escola de Negócios da Universidade Nova de Lisboa é internacionalmente reconhecida pela qualidade do seu corpo docente e da sua pesquisa nas áreas de Economia, Finanças e Gestão.



Universidade do Minho
Em visita à importante Escola de Economia e Gestão, os professores Wanderley Carneiro e Edison Simoni encontraram o Presidente da Escola de Economia e Gestão, Profº Francisco José Veiga, para discutir possibilidades de parceria, além de observar o modelo de gestão e funcionamento de outras atividades acadêmicas em Braga.
“Fomos muito bem recebidos e encaminhamos um convênio com a universidade cuja a formalização deve ocorrer em breve”, afirma Carneiro.



Universidade de Aveiro
Com programas em todas as áreas de atuação da FECAP, a Universidade do Aveiro apresenta forte integração com o meio empresarial nos seus programas de formação. O encontro tratou da possibilidade de intercâmbio estudantil e outras possibilidades de cooperação, como na área de pesquisa e a troca de experiências acerca de modelos pedagógicos e de gestão.
“Essa troca é importante para buscar informações que nos interessam e podem melhorar os processos da FECAP”, explica o Reitor, Edison Simoni. Neste encontro, os professores se encontraram com o Vice-Reitor, Jorge Adelino Costa, com o Assessor para a Cooperação Internacional, Niall Power, e com as docentes Elisabete Vieira, Margarita Robaina e Helena Nobre, que também atua como editora adjunta da RBGN.



Università degli Studi di Parma
Com convênio já firmado entre a FECAP e a universidade, a Università degli Studi di Parma convidou a coordenadora do International Office, Roseli Azevedo, para falar sobre o interesse em participar do programa internacional de Audencia. Azevedo se reuniu com o representante do Departamento de Economia e Administração, Andre Cilloni.
Com a influência que o Brasil tem em Agro e a relevância da FECAP na área de negócios, a nova especialização que está para ser lançada no centro universitário chama a atenção de alunos do mundo todo. Parma, por exemplo, tem muitos programas voltados para gerenciamento de alimentos e agronegócios. A visita previa também aumentar o número de alunos de graduação em Parma fazer o programa de um semestre, aberto para inscrição.

Universidade de Granada
Nesta instituição o Prof. Wanderley se reuniu com Decano da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais, Prof. Dr. Rafael Arturo Cano Guervós, com a Vicedecana de Relações Internacionais Elena Molis Bañales e com o Diretor do Departamento de Marketing e Pesquisa de Mercado Francisco J. Liébana Cabanilhas. Foram discutidas algumas possibilidades de parceria para intercambio de alunos e professores para fins de ensino e pesquisa. Segundo o Prof. Wanderley, há grandes possibilidades desta parceria ser firmada em breve. Destacou ainda que o Prof. Cabanilhas já tem colaborado com a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN como editor adjunto.