FECAP

Relação com a comunidade

A FECAP mantém relacionamento com diversos e diferentes agentes da comunidade externa: poder público, empresas de diversos setores, outras instituições de ensino e entidades do Terceiro Setor.

O Centro Universitário participa do programa Escola da Família, desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo em parceira com a UNESCO que além de possibilitar o acesso de estudantes sem condições financeiras a instituições de ensino superior promove o retorno à comunidade na forma de prestação de serviços nas escolas públicas nos finais de semana.

Participa, ainda, do PROUNI – Programa Universidade para Todos, do FIES (Financiamento Estudantil) e ainda oferece programa próprio de Bolsas Restituíveis, com recursos da própria Fundação. Destaca-se também o montante de bolsas de estudo oferecidas a funcionários, previstos em Convenção Coletiva, além de outras bolsas concedidas a parentes de funcionários, não cobertas pela Convenção Coletiva, mas oferecidas pela Fundação.

Com essas medidas, a Instituição facilita o ingresso de estudantes provenientes de escolas públicas e sem condições financeiras no ensino superior e de funcionários e parentes de funcionários, contribuindo, assim, para o processo de inclusão social. Para aqueles que necessitam, em virtude de deficiências no ensino médio, de acompanhamento diferenciado, a Instituição desenvolve o Programa de Nivelamento, que consiste na oferta, aos alunos ingressantes nos Cursos de Graduação, de aulas de nivelamento em matemática e em língua portuguesa. O Programa visa sanar as deficiências de formação básica.

A Biblioteca da FECAP é aberta ao público. São recepcionados regularmente pesquisadores, professores, ex-alunos da FECAP e alunos de outras Instituições de Ensino, assim como profissionais em busca de atualização, para realização de pesquisas.

A FECAP conta com o Centro de Educação Continuada (CEC), renomeado recentemente para FECAP Corporate, que oferta cursos livres e de extensão. Trata-se de um importante serviço para levar o ensino da instituição para as organizações da Grande São Paulo.


Ações ou Projetos

A seguir, a título de exemplificação, apresentamos ações e projetos, não exaustivos, de como a FECAP se relaciona com a comunidade, tais como:


  • O programa de inclusão digital, parceria FECAP com a Fundação Educacional Anita Pastore D´Ângelo e com a Federação Espírita do Estado de São Paulo, realiza treinamento gratuito para pessoas carentes promovendo a inclusão digital. Sob a orientação de um Professor da Instituição, alunos da FECAP ministram treinamento gratuito para pessoas carentes promovendo a inclusão digital. Em 2017, foram atendidas 393 pessoas e, foram certificados 209 alunos.
  • A atuação da FECAP enquanto polo de encontro entre empregadores que procuram profissionais em formação de alta qualidade e discentes em busca de inserção profissional. A Instituição conta com o Centro de Oportunidades e Talentos (COT), unidade responsável por organizar a demanda de contratantes por alunos e de alunos por contratantes. O COT constitui-se uma peça fundamental na estratégia da Instituição. Realiza, em geral, três eventos durante o ano. No primeiro semestre, durante o mês de abril, o Conecta FECAP conta com a participação de grandes empresas de diferentes segmentos. No segundo semestre, realiza-se o COT Day, um evento promovido para apresentar aos ingressantes o funcionamento do COT, como uma ação de acolhimento e permanência. Além disso, conta com a participação de empresas especializadas em Estágio. Ainda no segundo semestre, realiza o evento Feira de Oportunidades, também com a presença de grandes empresas que apresentam suas oportunidades em programas de estágio e de trainee. Ademais, são realizadas palestras, contatos com empresas dos mais variados segmentos, headhunters, consultores da área de Recursos Humanos etc., com o objetivo de aproximar a FECAP de organizações que potencializem a oferta de vagas e as contratações de alunos e ex-alunos da FECAP.
  • A elaboração e prestação de serviços gratuitos à comunidade seja pelo Núcleo de Pesquisa – NECON – que elabora mensalmente Boletins Econômicos eletrônicos com o sumário dos principais índices econômicos brasileiros e que também é responsável pelo Índice FECAP de Expectativa nos Negócios que consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.
  • Atendimento à comunidade no preenchimento do Imposto de Renda Pessoa Física. Durante o mês de abril, professores e estudantes da FECAP orientam o preenchimento da declaração do Imposto de Renda para pessoas da comunidade, com o auxílio de membros da Receita Federal, por meio do programa NAF – Núcleo de Apoio Fiscal.
  • Intercâmbio Internacional: a Pró-Reitoria de Extensão conduz a participação dos alunos no Programa Santander de Bolsas Ibero-Americanas. A FECAP, além disso, recebe regularmente estudantes estrangeiros, com destaque para alunos alemães, em parceria com a Câmara Alemã.
  • O International Office, criado em 2016, apresenta aumento de demanda por parte dos alunos da FECAP interessados em estudar no exterior. Por outro lado, a FECAP também continuou a receber alunos de outros países, com destaque para Alemanha, Espanha e Itália. Neste período pode-se destacar como principais atividades: Atendimento aos alunos para orientação educacional acerca dos diversos tipos de programas de entidades de ensino no exterior, incluindo-se universidades e escolas de idiomas no exterior. Participação em eventos internacionais voltados ao processo de acreditação internacional, promoção de testes para certificação de proficiência como TOEFL ITP.
  • A FECAP Social, Organização Estudantil constituída por alunos da FECAP, promove um conjunto de atividades e campanhas com crianças carentes, idosos, deficientes, pessoas em situação de rua, entre outros.
  • Em parceria uma parceria entre a FECAP, JCI (Junior Chamber International) de São Paulo e o IPK (Instituto Paulo Kobayashi), o “Projeto Integração – Inserindo a Terceira Idade na Era Digital”, tem o objetivo de ensinar informática básica para o público de melhor idade.
  • Adoção do Largo da Pólvora: a FECAP iniciou, em atividade Cooperativa com a Junior Chamber International Brasil-Japão e a Greenline Latam, o Projeto de Revitalização do Largo da Pólvora. O local é símbolo da Imigração Japonesa no Brasil, e carecia de cuidados à altura de sua importância histórica para a região. O projeto inclui a educação ambiental para os alunos da FECAP, com liderança de Professores do Curso Técnico em Meio-Ambiente.


Por fim, cabe observar que a FECAP é uma fundação acompanhada pela Curadoria de Fundações, sendo necessária prestação de contas periódica com a finalidade de comprovar sua utilidade pública.