FECAP

Nivelamento

O Programa de Nivelamento é um dos Programas de Apoio Pedagógico que o Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP) oferece a seus discentes.

O objetivo do programa é equalizar conhecimentos sobre (1) Língua Portuguesa e (2) Matemática dos alunos dos primeiros e segundos semestres dos Cursos de Graduação e contribuir para o progresso acadêmico dos alunos como apoio aos currículos dos cursos, auxiliando na adaptação dos alunos ao Ensino Superior.

A participação no Programa se dá por (1) participação nas aulas de Nivelamento e (2) realização de Prova Final, por disciplina (Língua Portuguesa e/ou Matemática).

Para melhor atender às necessidades dos alunos, as aulas de Nivelamento são oferecidas aos sábados, com opções de horários no matutino ou no vespertino. São 8 (oito) sábados de aula + 1 (um) sábado para a realização da Prova Final.

O Nivelamento é oferecido aos alunos regularmente matriculados no 1º semestre (Nivelamento I) ou 2º semestre (Nivelamento II) de todos os cursos de Graduação (exceto Contábeis para Graduados).

O aluno que desejar participar das aulas deve solicitar inclusão pela Intranet (opção “Nivelamento”). O período para solicitações de inclusão é divulgado aos alunos no início do semestre letivo.

Os benefícios oferecidos pelo Programa são pontos-bônus e horas em atividades complementares. Os pontos-bônus (até 1,0 ponto somando Português e Matemática) correspondem ao percentual de acertos obtidos na Prova Final do Programa e serão somados à média de todas as disciplinas do semestre em que o aluno estiver matriculado. Os pontos-bônus não serão válidos para adaptações, dependências e antecipações.

Só poderão realizar a Prova Final os alunos com o mínimo de 75% de presença nas aulas. Os alunos com frequência inferior a 75% serão automaticamente excluídos do Programa e não farão jus aos benefícios oferecidos pelo Nivelamento. Já as 10 horas de atividades complementares serão atribuídas por disciplina aos alunos que frequentarem regularmente as aulas aos sábados e obter o mínimo de 75% de presença.

O REGULAMENTO EM VIGOR DO PROGRAMA ESTÁ DISPONÍVEL NA INTRANET DO ALUNO.

Dúvidas e/ou esclarecimentos sobre o programa devem ser enviados pelo e-mail nivelamento@fecap.br

Conteúdo Programático tratado nas aulas de Nivelamento:

Nivelamento I – Português:
Ortografia; Classes gramaticais aplicadas sintaticamente (substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio).

Nivelamento I – Matemática:
Cálculo com frações ordinárias; potenciação e radiciação; operações com expressões algébricas - produtos notáveis, fatoração, simplificação; equações do 1º grau; equações do 2º grau; inequações do 1º grau; regra de três simples e porcentagem.

Nivelamento II – Português:
Pontuação e emprego da vírgula; uso do acento indicativo da crase, acentuação conforme as novas regras do acordo ortográfico; pronomes relativos como elementos coesivos e algumas dificuldades da língua aplicada à redação empresarial.

Nivelamento II – Matemática:
Sistemas de equações do 1º grau; logaritmos; funções - plano cartesiano, gráficos, raízes, domínio, imagem; função linear afim; função quadrática; aplicações - demanda de mercado e oferta de mercado; receita total com preço variável, custo total e lucro total.




Prof. Leo Ricino
Mini-Currículo do profissional

Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coautor do livro Redação na Prática - Um guia que faz a diferença na hora de escrever bem. Autor de vários artigos para a Revista Língua Portuguesa, da Editora Segmento, e das revistas Conhecimento Prático Língua Portuguesa e Conhecimento Prático Literatura, da Editora Escala. Possui experiência de 51 anos na docência e há 9 anos compõe o corpo docente da Graduação da FECAP.

Prof. Marcelo Correia da Silva
Mini-Currículo do profissional

Graduado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Mestre em Matemática, na área de Análise Funcional, pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Atua lecionando as disciplinas de Nivelamento em Matemática, Estatística, Cálculo Diferencial e Integral, Matemática Aplicada à Administração, Matemática Financeira e Pesquisa Operacional em cursos dos mais diversos níveis (Graduação, Curso Livre, Educação a Distância e Pós-Graduação Lato-Sensu). Compõe o corpo docente da FECAP desde 2007 e já lecionou nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Relações Públicas e Publicidade. No Colégio FECAP, ministra a disciplina de Álgebra.


Monitores

Larissa