Perguntas Frequentes

1) Quais os pontos positivos do ensino na modalidade EaD em relação ao presencial.
Algumas vantagens:
a) Facilidade de acesso aos conteúdos e ao seu professor sem precisar se deslocar até a escola;
b) Conteúdo disponível para ser acessado, você pode assistir às aulas, que estão gravadas na forma de vídeo-aulas, sempre que quiser e no horário que desejar.
c) A plataforma do Moodle facilita a interação com os professores e demais alunos, possibilitando oportunidades de troca de informações, dúvidas e conteúdos. No ambiente virtual de aprendizagem, tudo fica gravado e poderá ser revisado sempre que o aluno desejar.


2) Que equipamento, configuração, velocidade, etc. são necessários para o aluno fazer o curso?
R: Em princípio, qualquer equipamento com acesso à internet para visualizar vídeos e arquivos pdf será suficiente para acessar os materiais disponíveis na plataforma Moodle. Isso inclui celulares, tablets, notebooks, etc. Mais importante do que o dispositivo utilizado é a conexão de internet. Quanto melhor a conexão, melhor será a experiência.


3) O aluno pode comparecer ao polo presencial para usar os equipamentos do laboratório de informática?
Sim, inclusive sem agendamento. O polo presencial está na Avenida Liberdade, 532.


4) A matrícula será feita pelo site (on-line)? Como o contrato será assinado?
Sim, a matrícula pode ser feita pelo site da FECAP Online, ou clicando aqui. Todavia, essa também poderá ser feita em qualquer um de nossos campi (Liberdade, Largo São Francisco ou Pinheiros).
Será necessário fazer upload dos documentos necessários.
A assinatura do contrato poderá ser feita a qualquer momento, em qualquer um de nossos campi, ou então ocorrerá no primeiro dia de aula presencial previsto no programa do curso, no campus Liberdade. Caso o aluno não possa comparecer no primeiro dia, aula de abertura, ele poderá assinar o contrato no momento em que for fazer as provas de final de disciplina, pois essas são presenciais.


5) O Curso é aprovado pelo MEC?
Sim, pela Portaria MEC 634 de maio/17, com nota máxima.


6) Quais são os canais diretos de comunicação que o aluno poderá usar?
Departamento de Tecnologia da Informação, pelo e-mail – fernando.reis@fecap.br ou pelo telefone 3272-2231; · Secretaria da FECAP, pelo e-mail caf@fecap.br ou pelo telefone 3272-2222; · Coordenador do curso, pelo e-mail lbarragan@fecap.br;
· Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, sistema Moodle, quando ocorrerem problemas durante o desenvolvimento das disciplinas do curso e esses problemas tiverem relação com o processo de ensino aprendizagem.


7) Quais diferenças há entre o Ensino a Distância e o Presencial?
No ensino a distância, a interação professor x aluno e aluno x aluno ocorre por meio do ambiente virtual de aprendizagem, pela plataforma moodle. No ensino presencial, a interação ocorre na sala de aula, ou em outros espaços da Instituição, mediados pelo professor.
Os projetos pedagógicos dos cursos são equivalentes, conforme quadro abaixo. O conteúdo está agrupado de forma diferente. O presencial tem mais disciplinas, mas cada disciplina tem menor carga horária. Os cursos têm carga horária equivalente. Os assuntos tratados pelo curso EaD são os mesmos do curso presencial e o diploma é exatamente o mesmo.

Veja abaixo a equivalência de disciplinas entre as duas modalidades:
Presencial EAD
Contabilidade Societária (IFRS)
Contabilidade Estratégica Contabilidade Societária
Controladoria Estratégica
Sistemas de Informações Controladoria
Controladoria Operacional Orçamento Empresarial
Planejamento e Compliance Tributário
Gestão dos Tributos Planejamento Tributário
Desenvolvimento Gerencial Gestão Estratégica
Gestão Estratégica de Finanças Finanças Corporativas
Gestão Estratégica de Custos e Preços Gestão de Preços e Custos
Governança e Modelos de Gestão
Ética e Auditoria de Gestão Governança Corporativa


8) Qual o período de abertura do processo seletivo?
O processo seletivo acontece semestralmente, no mesmo período do processo seletivo do curso presencial. Geralmente, para ingresso no primeiro semestre, as inscrições podem ser feitas de outubro (do ano anterior ao início da turma) até março e, para ingresso no segundo semestre, as matrículas poderão ser feitas até o mês de agosto.


9) O prazo para encerramento do curso é flexível?
Se o aluno tiver algum problema e desejar trancar o curso por um período, ele poderá fazê-lo. No caso das disciplinas, ele terá um prazo pré-determinado para fazer o trancamento. Se ele não fizer o trancamento até tal prazo, estará matriculado até o final do semestre e deverá cumprir o que está no regulamento do curso.


10) É possível trancar o curso?
Sim, nos mesmos procedimentos do presencial. Nesse caso, o aluno deverá abrir um chamado na secretaria online ou na Central do Aluno FECAP-CAF, solicitando o trancamento do curso.


11) A FECAP tem parcerias com hotéis próximos ao polo, para quando o candidato precisar comparecer às atividades presenciais?
Sim, a FECAP tem parceria com o Hotel Nikei, localizado a 400 metros do Polo Presencial - campus Liberdade. Para mais informações, entre em contato com o atendimento do hotel: 3207-8511.


12) As aulas do curso online são ministradas pelos mesmos professores do curso presencial?
R: A alocação dos professores tutores irá depender da disponibilidade de cada professor. Porém, todos são professores regulares da FECAP.


13) Há alguma avaliação do MEC em qualidade?
R: O projeto foi avaliado com nota máxima pelo MEC (nota 5).


14) Quais são as atividades presenciais?
R: Aproximadamente a cada dois meses, ao final do período de desenvolvimento das disciplinas, ocorrerão as provas presenciais e essas serão no polo presencial localizado na Avenida Liberdade, 532.


15) Como é feita a avaliação para aprovação nas disciplinas?
R: A avaliação é feita de duas maneiras:

- Por meio das atividades concluídas na plataforma (leituras, provas online, participações nos fóruns, nas reuniões online, contato com vídeoaulas, atividades individuais, atividades em equipes);
- Provas Oficiais das disciplinas. Essas provas ocorrerão a cada dois meses e serão no polo presencial).


16) Como ocorre a orientação do TCC?
R: - Os alunos são orientados por meio do AVA Moodle. O Contato com seu orientador ocorrerá com a frequência necessária, por meio deste ambiente.


17) Há limite de alunos na turma?
R: Sim, cada turma terá no máximo 50 alunos.


18) É possível migrar do curso presencial para o online?
R: Sim, o processo de aproveitamento de créditos para mudança de curso/modalidade seguirá o mesmo critério que a Instituição aplica para seus cursos presenciais, de acordo com o Regulamento dos cursos de pós-graduação da FECAP, conforme destacado abaixo:

TITULO V – DO APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS
Art. 24º - Só poderão ser aproveitados créditos originários de cursos de pós-graduação “Lato Sensu” realizados nesta Instituição ou em outras Instituições de Ensino Superior que estejam em consonância com a Legislação Educacional correspondente. Neste caso, cursos realizados em outras instituições terão aproveitamentos de crédito equivalentes a no máximo 1/3 (um terço) da carga horária do curso. Créditos acima desse limite não serão aceitos, sendo descartados para o pedido de aproveitamento de créditos.
Art. 25º - O pedido de aproveitamento de créditos deverá ser protocolado na Secretaria do Campus onde o aluno deseja fazer o curso antes do início do Curso correspondente.
Art. 26º - A análise dos pedidos, devidamente protocolados, são de competência da Coordenação Geral do Campus que, se necessário, consultará o(s) Professor(es) Responsável(is) pela(s) disciplina(s).
Art. 27º - O deferimento do pedido somente se dará se a(s) disciplina(s) cursada(s) apresentar (em) carga horária igual ou superior à da(s) disciplina(s) pleiteadas(s) e seu(s) conteúdo(s) programático(s) for(em) atual(is) e equivalente(s), em pelo menos 80% (oitenta por cento), não sendo necessária a coincidência da identidade do titulo da disciplina.
Art. 28º - Serão imediatamente indeferidos os pedidos que não estiverem devidamente acompanhados dos documentos necessários, explicitados na seção do protocolo dos pedidos.
Art. 29º - Serão imediatamente indeferidos os pedidos cujos créditos tenham sido cumpridos há mais de 3 (três) semestres, a contar da data do protocolo.