Simples Nacional

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte.

INSCREVA-SE

Sobre o Curso

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte.
O art. 12 da referida Lei Complementar define o Simples Nacional como um Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A Lei Complementar nº 123, de 2006 estabelece normas gerais relativas às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, abrangendo, não só o regime tributário diferenciado (Simples Nacional), como também aspectos relativos às licitações públicas, às relações de trabalho, ao estímulo ao crédito, à capitalização e à inovação, ao acesso à justiça, dentre outros. Dentre as vantagens deste regime, destaca-se aquelas vigentes a partir de 2018:

1) Empresas de logística internacional que forem contratadas por empresas do Simples Nacional estão autorizadas a realizar suas atividades de forma simplificada e por meio eletrônico.
2) Não são exigidas as certidões negativas para participação na licitação, apenas do vencedor na assinatura do contrato.
3) A fiscalização sobre assuntos trabalhistas, metrológico, sanitário, ambiental, de segurança, de relações de consumo e de ocupação de solo será prioritariamente orientadora quando a atividade ou situação for de baixo risco.

Tiago Nascimento Borges Slavov

Professor

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Sorocaba (2002), mestrado em Controladoria e Contabilidade pelo Centro Universitário FECAP (2004) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP. Professor do programa MBA da Fipecafi, Trevisan, SENAC, IPOG, Unimep, IBG e ITE. Instrutor SESCON, CRC, IOB (Sage Group), FocoFiscal e Fiscosoft (Thomson Reuters). Conferencista e consultor de empresas na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, SPED e IFRS. Foi Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNISO por 7 anos. Consultor há 15 anos em organizações como: Kyocera Yashica, Promon Engenharia, PST do Brasil, Ellenco, Dynapac (Atlas Copco), Roma Jensen, Nilfisk do Brasil, CAS Tecnologia.

Diferenciais FECAP



PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO CONTINUADA - ALTO NÍVEL DOCENTE

O corpo docente da FECAP alia formação acadêmica de excelência e relevante experiência profissional - 98% do corpo docente é formado por mestres ou doutores e, anualmente, são oferecidos inúmeros cursos através do Programa de Qualificação Docente para capacitação dos professores.

Conheça todos os diferenciais

EMPREGABILIDADE DOS ALUNO

Os alunos e ex-alunos da FECAP têm, ao longo do tempo, atingido posições de destaque no ambiente empresarial brasileiro como executivos do alto escalão de empresas como, por exemplo, Grupo Pão de Açúcar, Itaú, JP Morgan, Ernst & Young, entre outros.

Conheça todos os diferenciais

INFRAESTRUTURA

A FECAP conta com salas de aula com equipamentos multimídia e ar condicionado, modernos laboratórios de informática, fotografia e um laboratório de criatividade e empreendedorismo, além de cantinas e espaço para refeitório estudantil.

Conheça todos os diferenciais

BOLSAS DE ESTUDO

Para facilitar o acesso aos estudos, a FECAP dispõe de bolsas integrais e parciais para oferecer aos seus alunos. Além das bolsas de ProUni e da possibilidade de financiamento do FIES, também existem bolsas próprias por desempenho acadêmico, para atletas, por participação em programas como a Iniciação Científica e Monitoria, dentre outras.

Conheça todos os diferenciais

EXCELÊNCIA EDUCACIONAL

Na última edição do Índice Geral de Cursos (IGC) publicada no início de 2017, a FECAP foi classificada como o Melhor Centro Universitário do Estado de São Paulo, como resultado de esforços diários.

Conheça todos os diferenciais