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Institucional

FAQ

Quer falar com um de nossos departamentos?  

Antes, dê uma olhadinha nessas perguntas e respostas frequentes para ver se sua dúvida já não foi respondida: 

 

Central do Aluno (CAF)

Qual o passo a passo para abrir um chamado pelo Portal do Aluno?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, encontre Urls Externas / Secretaria on-line e clique em Nova Solicitação

Quando sua solicitação for finalizada, a resposta será dada por meio do encerramento do chamado.

Meu boleto está com o valor errado. O que devo fazer?
Abra um chamado por meio da Secretaria on-line, informe o que está errado.

Se o problema for desconto não cadastrado, é importante que analise a parte “Informações” do boleto, muitas vezes está cadastrado nessa parte.

Quais são os horários e dias de funcionamento? Consigo resolver nas redes sociais ou devo ir pessoalmente?
No período de pandemia, o atendimento é inteiro on-line, seja por meio da Secretaria on-line ou do e-mail caf@fecap.br ou pelo WhatsApp números (11) 94070-5027 e (11) 94018-5625
Como faço para solicitar um atestado de matrícula? Qual o prazo até ser disponibilizada?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Documentos Acadêmicos / Escolha o atestado que desejar

O prazo para confecção é de até 03 dias úteis.

Preciso do meu Histórico Escolar e Conteúdo Programático! Como solicitar/retirar (presencial ou não)? Qual o prazo e valor para retirada?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Documentos Acadêmicos / Escolha o documento que desejar

No período de pandemia, enviaremos os documentos on-line no prazo de até 15 dias úteis.

Não consigo acessar a Intranet, meu login e senha constam como incorretos! O que fazer?
Mande um e-mail para caf@fecap.br informando seu número de matrícula.
Como faço para validar as horas complementares? E onde vejo isso no Portal?
No período da pandemia, você poderá enviar seus comprovantes de Atividades Complementares por e-mail caf@fecap.br , vale lembrar que após a volta as aulas, deverá apresentar os documentos presencialmente.

A consulta das horas de atividades complementares está disponível no portal http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, encontre “Grade Curricular”, clique em Componente Curricular: ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Como trancar uma DP? Consigo fazer no portal ou preciso ir pessoalmente?
Somente por meio do portal http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Trancamentos e Cancelamentos

Descreve a disciplina que deseja trancar.

O que preciso fazer para trancar o curso?
Entre em contato com o Fecap+ ou abra chamado por meio da Secretaria on-line

Somente, por meio do portal http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Trancamentos e Cancelamentos

Descreva o motivo pelo qual deseja trancar o curso

Como solicitar Passe Escolar?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Passe Escolar

A Fecap fará seu cadastro na SPTrans e você receberá um e-mail com as instruções.

Quando o seu Passe Escolar chegar à FECAP, abriremos um chamado na Secretaria on-line informando que o Passe Escolar está disponível para ser retirado.

Como solicitar a 2ª via do crachá?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / 2ª via do crachá

Você receberá um boleto da taxa administrativa da 2ª via, após a compensação do pagamento o prazo para estar disponível é de 02 dias úteis.

Abriremos um chamado na Secretaria on-line informando que o crachá está disponível para a retirada.

Como solicitar compensação para abono de faltas?
É importante que leia as regras no Manual do Aluno, disponível no Portal da Fecap.

No período de pandemia, os atestados poderão ser entregues pelo e-mail caf@fecap.br, informe no e-mail o seu nome completo e número de matrícula.

Abriremos chamado na Secretaria on-line e você poderá acompanhar por meio do Portal Fecap / Secretaria on-line

Estudei na Fecap tempos atrás e preciso dos meus documentos acadêmicos, mas não tenho acesso ao Portal da Fecap, como solicitar?
Envie um e-mail para caf@fecap.br informando o seu nome completo (precisa ser igual ao do período em que estudou na Fecap), informe o curso, CPF e telefone.

Abriremos uma solicitação e você receberá um e-mail quando os documentos estiverem disponíveis.

Como solicitar transferência de turno?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Transferências

Escolha a transferência que deseja e descreva o motivo

Assim que seu pedido foi atendido o seu chamado será encerrado.

Como solicitar transferência de curso?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Transferências

Escolha a transferência que deseja e descreva para qual curso deseja se transferir

A coordenação fará uma análise de grade e te informaremos, se tiver de acordo, faremos sua transferência.

Preciso falar com a Coordenação do meu curso, como fazer?
Acesse o Portal Educacional por meio do link http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Audiência

Descreva resumidamente o assunto que deseja tratar

Seu chamado será encerrado com o agendamento para a conversa.

 

Cursos de curta duração

Como são as aulas nos cursos de curta duração on-line?
Cada curso tem uma dinâmica específica. No caso dos cursos gratuitos, o conteúdo é apresentado no formato de videoaulas, textos e questões de múltipla escolha que testam seu aprendizado.

Esses materiais estão prontos na plataforma e são usados de forma autoinstrucional pelos alunos. Já no caso de cursos pagos, temos duas modalidades sendo: 1ª) Cursos com tutoria: Neste tipo de curso você é acompanhado por um professor tutor especializado no assunto e se comunica com ele por meio de fóruns de discussão e mensagens. Neste caso, além das videoaulas, textos e questões objetivas, o aluno deve participar do fórum de discussão. 2ª) Cursos sem tutoria: São cursos com os elementos anteriormente descritos mas sem a participação do professor tutor durante o curso.

Entretanto, no final do curso, em uma data pré-determinada um professor tutor especialista no tema faz um reunião de duas horas com os participantes via webconferência (ZOOM).

Como é a agenda de oferta dos cursos de curta duração online?
No caso dos cursos gratuitos o aluno poderá se inscrever quando quiser e fazer o curso de acordo com sua disponibilidade. Neste caso o curso é totalmente autoinstrucional.

Os cursos pagos e que possuem acompanhamento de professores especialistas durante ou no final do curso, modelos 1 e 2 acima citados, tem períodos pré-determinados. Normalmente um curso de 30 horas ocorre durante 30 dias e um curso de 15 horas, durante 15 dias.

Há desconto para fazer cursos de curta duração?
Sim. Alunos e ex-alunos garantem 50% de desconto em qualquer curso de curta duração da FECAP. Além disso, alguns cursos contam com preços promocionais, informados na própria página de visualização, no local onde informa o período de inscrição. Se você é funcionário de alguma empresa parceira da FECAP você também poderá ter descontos.

Atente-se, pois os valores promocionais são garantidos apenas dentro do prazo definido.

Terminei de realizar a minha inscrição num curso de curta duração gratuito on-line. E agora?
Será enviado para seu e-mail um comprovante de inscrição com seu usuário, senha e link do portal para acesso ao seu curso. Caso não tenha recebido o e-mail, acesse esse link. Seu usuário é o número do seu CPF sem pontos e a senha cadastrada é a mesma da ficha de inscrição.
Terminei de me inscrever em um curso de curta duração on-line. O que eu faço?
Você deve realizar o pagamento do curso, por boleto ou cartão de crédito. Após a realização do pagamento, você receberá um e-mail com seu login, senha e link de acesso ao Moodle. Caso não tenha recebido o e-mail, acesse esse link. Seu usuário é o número do seu CPF sem pontos e a senha cadastrada é a mesma da ficha de inscrição.
Consegui acessar o meu curso on-line! Como uso essa plataforma?
A ferramenta educacional utilizada pela FECAP é muito intuitiva, por isso, o manuseio da plataforma é simples e prático. Para começar a navegar pelo curso você deve consultar os tópicos que estão organizados na barra lateral esquerda da tela. Se os tópicos não estiver aparecendo, você deverá clicar no icone = que fica do lado superior esquerdo. Clicando nele, a barra lateral esquerda e os respectivos tópicos do curso irão aparecer. Diante dos tópicos você deverá fazê-los de cima para baixo, seguindo a lógica natural de um processo. Essa organização lógica é também chamada em

EaD de trilha de aprendizagem.

Além disso, nesse menu, você também terá acesso ao calendário do curso e ao espaço de upload de arquivos, quando necessário anexar algo para enviar ao professor.

Completei o curso on-line. Como eu posso adquirir meu certificado?
A certificação dos cursos online exige do aluno a participação em atividades pré-determinadas. No caso dos cursos pagos, além das questões de autoavaliação em cada módulo, o aluno deverá participar dos fóruns de discussão e ao final fazer a avaliação do curso. No caso dos cursos gratuitos o aluno deverá fazer os questionários de autoavaliação que normalmente possuem 10 questões e devem ser feitos em 30 minutos. Para ter êxito o aluno deverá acertar no mínimo 6 questões em um total de 10. Você tem duas tentativas para realizar a prova.

Após realizado o teste, com aprovação, você poderá clicar em “Obter o certificado” (recomendamos que verifique seus dados pessoais antes de emiti-lo). O documento abrirá uma nova página e você pode imprimir ou salvar como PDF. Sugerimos que ele seja salvo em PDF para que possa ser consultado no futuro em meio aos seus arquivos pessoais.

Completei o curso on-line. Como adquirir minhas horas complementares?
Se você é aluno da FECAP, ao término do curso, se aprovado, deverá enviar seu certificado para a CAF para solicitar a inserção das horas complementares. Se você é aluno de outra instituição deverá enviar para a área responsável pelas atividades complementares de seu currículo.
Não salvei meu certificado. Posso acessá-lo novamente?
Claro! Dentro do seu login do Moodle, encontre no menu à esquerda a opção “Avaliação e Certificado”. Dentro dessa aba, clique em “Certificado de participação”. Nesse campo, você terá acesso a todos os seus certificados adquiridos pela FECAP on-line.
Completei o curso de curta duração na modalidade presencial. Como eu posso adquirir meu certificado?
Ao término do curso, se aprovado, o certificado será enviado para o e-mail cadastrado em até 15 dias úteis.
Completei o curso presencial. Como adquirir minhas horas complementares?
Ao término do curso, se aprovado, os alunos terão as horas adicionadas automaticamente.

 

Financeiro

Como consultar a 2ª via do boleto?
O boleto é enviado mensalmente para o e-mail do responsável financeiro cadastrado em nosso sistema, e também está disponível no Portal do Aluno (portal.fecap.br), em “Financeiro”.
Como realizar a atualização do boleto vencido?
No menu lateral esquerdo do Portal do Aluno (portal.fecap.br), em “Negociação Online” –> “Atualização de Boleto”.
Paguei o meu boleto hoje, mas ainda consta em aberto no Portal do Aluno, o que aconteceu?
Temos que aguardar a compensação bancária, que leva um dia útil para baixar em nosso sistema, exceto alunos participantes do Novo FIES, que efetuam o pagamento direto à Caixa.
Quais as formas de pagamento?
O pagamento deve ser realizado através do boleto bancário, dentro do vencimento estipulado. Após o vencimento, a FECAP poderá oferecer alternativas de pagamento em cartão.
Qual é a porcentagem de juros e multa cobrada pelo atraso no pagamento do boleto?
Efetuar o pagamento da mensalidade com atraso acarreta multa de 2% e juros de 1% ao mês, conforme consta em contrato.
Quando ocorre o reajuste da mensalidade?
O reajuste da mensalidade ocorre anualmente, conforme contrato de prestação de serviços educacionais e legislação vigente, caso o estudante se mantenha na matriz curricular de início do curso.
Posso alterar a data de vencimento do boleto definitivamente?
Não, o vencimento é padrão e ocorre no dia 7 de cada mês, conforme estabelecido em contrato.
Quais são os canais para negociação de débito?
1 – Acesse: http://portal.fecap.br:8080/web/app/edu/PortalEducacional/login/?redirect=eb%2Fmatricula%2Fperiodo-letivo

2- Do lado esquerdo da tela, terá a opção de “Negociação Online”, após abrir essa tela clique em próximo.

3- Selecione quais parcelas deseja negociar, é importante que selecione todas elas para que não fique nenhuma parcela em aberto.

4 – O último passo será a confirmação, você terá acesso ao contrato de confissão de dívida, após leitura, clique em “Li e aceito os termos”.

5- O primeiro boleto estará disponível na aba “Financeiro”, filtre por “TODOS” e “boletos em aberto de todos os períodos letivos”. Atente-se ao vencimento da primeira parcela, você terá dois dias úteis para efetuar o pagamento.

Para pagamento com cartão de crédito, é só ir na aba “Financeiro”, selecionar a parcela e a opção “cartão de crédito”.

Temos também a opção de contato via WhatsApp (11) 94018-5617 e E-mail tesouraria@fecap.br, converse com um de nossos atendentes.

Como solicitar a renovação dos programas de bolsa restituível e parcelamento próprio FECAP?
A renovação dos programas não é automática, você deve solicitar a renovação do programa por meio da abertura de um chamado da CAF (caf@fecap.br), ou pela secretaria Online no Portal do Aluno.
Solicitei o trancamento/cancelamento do meu curso, preciso pagar as mensalidades?
Conforme contrato de prestação de serviços, é devido o pagamento das mensalidades, inclusive do mês em que ocorrer a solicitação de cancelamento/trancamento, sendo também inclusas as parcelas referentes a dependências e adaptações. Na Pós Graduação, poderá haver cobrança adicional, dependendo do plano de pagamento do estudante x carga horária consumida.
Como faço para utilizar o DDA (Débito Direto Autorizado)?
Os boletos da FECAP são emitidos no CPF do responsável financeiro. Assim, o responsável pode verificar diretamente com seu banco a utilização dessa modalidade, que permite o agendamento dos pagamentos.
Tenho parcelas antigas (fora do atual período letivo) em atraso, como faço para regularizar?
Entre em contato com a nossa Assessoria TechCob, Telefone 3995-7480 ou e-mail cobranca@techcob.com.br
Quero antecipar os pagamentos, como faço?
Envie um e-mail para tesouraria@fecap.br ou fale com nossos atendentes pelo WhatsApp (11) 94018-5617.
Solicitei um acordo para pagamento dos meus boletos vencidos, e agora?
Após solicitação de um acordo, é emitido o PDF com os termos do acordo, onde são explanadas a dívida e a forma em que o acordo foi realizado. Após o pagamento da primeira parcela, os demais boletos do acordo serão disponibilizados diretamente no portal do aluno na aba “Financeiro”.
Como vejo meus boletos no portal?
Acesse: Portal do Aluno > Financeiro > Marque a caixinha “Mostrar todos os boletos em aberto”.
Realizei minha rematrícula fora do prazo, tenho que pagar os meses anteriores?
O valor a ser pago por semestre é referente ao contrato de prestação de serviços, dividido em seis mensalidades unicamente para facilitar e flexibilizar seu pagamento. Dessa forma, independentemente do período em que fizer rematrícula, é devido o pagamento integral da semestralidade.
Preciso de uma declaração/comprovante dos pagamentos realizados, como faço?
Para emitir uma declaração dos pagamentos realizados, basta acessar o portal do aluno (portal.fecap.br):

Portal do aluno > Relatórios

Selecione o período em questão e clique em “emitir”. Verifique se está no período letivo certo.

Como realizo o aditamento de renovação do FIES?
Para solicitar o aditamento de renovação, o estudante deverá abrir uma solicitação via chamado na secretaria online (acessando o Portal do Aluno). Assim que o chamado for encerrado pela CPSA, você receberá as orientações para a validação. Após validar o aditamento de renovação ou caso tenha alguma dúvida nas informações, deverá contatar o e-mail fies@fecap.br.
Desejo mudar o curso, mas tenho FIES, como proceder?
Antes de solicitar a troca de curso na faculdade, é necessário verificar se atende as regras do Financiamento Estudantil para a transferência.

Para os estudantes do NOVO FIES, basta acessar o SIFES, lembrando que a Transferência é disponibilizada apenas para o estudante que ainda não realizou o Aditamento de Renovação e que esteja adimplente com as parcelas de coparticipação, clique em Contrato FIES > Manutenção > Solicitar

A Transferência de Curso é iniciada pelo estudante e validada pela IES após o aluno contatar a CPSA com o comprovante de solicitação. Caso desista da Transferência, poderá cancelar a solicitação, desde que não tenha ocorrido a validação pela faculdade.

Após isso, o estudante deve assinar o DRT – Documento de Regularidade de Transferência juntamente com a CPSA de destino e guardar uma via.

Depois da transferência do FIES finalizada, poderá solicitar a transferência na Central do Aluno.

Participo do NOVO FIES, paguei a coparticipação e não está baixando a parcela no Portal do Aluno. O que devo fazer?
Após o pagamento da coparticipação, a CAIXA repassa para a faculdade em até 3 dias úteis. Caso já tenha passado esse prazo e a parcela não tenha sido baixada, por gentileza, envie o comprovante de pagamento para fies@fecap.br.

Participo do NOVO FIES, como emito o meu boleto de coparticipação? Acessando ao SIFES (https://sifesweb.caixa.gov.br/) com CPF e senha, clique no Item “Contrato FIES>Contrato” e em seguida na opção “Boleto(s) em aberto”.

Participo do FIES e desejo trancar o curso, como proceder?
Para os estudantes do Novo FIES

Conforme Cartilha do estudante: “A suspensão temporária do financiamento pode ser realizada por até 2 (dois) semestres consecutivos, por iniciativa do estudante e com a validação da CPSA. Uma vez realizada, não há como o estudante cancelar a solicitação”;

“O pedido de suspensão pode ser realizado até o dia 15 de cada mês, com validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação”.

Acessando o SIFES (https://sifesweb.caixa.gov.br/) com CPF e senha, clique em Contrato FIES >Manutenção > Solicitar Suspensão.

Após a solicitação, envie o comprovante para a CPSA validar no e-mail fies@fecap.br.

Vale lembrar que a CAIXA não irá cancelar o boleto de coparticipação que estiver emitido.

Depois da suspensão finalizada poderá solicitar o trancamento na Central do Aluno.

Para os estudantes do FIES legado

Conforme http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq_duvidas:

“A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso”.

Poderá solicitar a suspensão acessando o SisFIES (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/) com CPF e senha.

Após a solicitação, envie o comprovante para a CPSA validar no e-mail fies@fecap.br

Depois da suspensão finalizada poderá solicitar o trancamento na Central do Aluno.

Por que tenho diferença gerada para pagar à FECAP?
A parcela de diferença é lançada por conta do pagamento realizado a menor, considerando a semestralidade do período letivo anterior. Até o aditamento de renovação do semestre vigente ocorrer, as coparticipações são lançadas com o valor de mensalidade desatualizado. Sendo assim, é gerada a diferença entre esse valor pago para o que deveria ser. Um exemplo: quando o aluno é transferido do turno matutino para o noturno, e não usufrui mais da bolsa ingresso matutino.

 

Biblioteca

Quem pode frequentar as bibliotecas da FECAP?

Docentes, alunos, ex-alunos e funcionários da FECAP. Comunidade externa (somente a Biblioteca Central, em horário comercial).

Devo me cadastrar para utilizar a biblioteca?
Não. O cartão de identificação fornecido pela FECAP é o documento necessário para ser nosso usuário; além do cadastro de uma senha no balcão de atendimento na sua primeira visita à biblioteca.
É preciso apresentar algum documento para entrar nas Bibliotecas e para fazer empréstimo?
Sim, o cartão de identificação da FECAP.
É permitida a entrada na Biblioteca com bolsa, mochila, etc?
Não. Bolsas, pastas e sacolas deverão ser deixadas nos guarda-volumes individuais.

A chave é emprestada e devolvida no balcão de atendimento.

É permitido sair da biblioteca com as chaves do guarda-volumes?
Não. Os armários são de uso exclusivo para o período em que os usuários estão nas dependências da Biblioteca. O empréstimo da chave tem uma validade de 8 horas.
Qual é a penalidade para quem atrasa ou não devolve a chave do guarda-volumes?
Os usuários são penalizados com multa de R$ 5,00 por dia.

Nos casos de perda do chaveiro, há uma taxa a ser paga de R$ 30,00.

Por quanto tempo o material é emprestado?
Os prazos variam conforme a categoria do usuário, como descrito abaixo:

– Alunos do colégio: 03 materiais/07 dias;

– Alunos da graduação: 07 materiais/07 dias;

– Alunos da pós-graduação: 07 materiais/07 dias;

– Alunos do Mestrado: 07 materiais/15 dias;

– Professores: 10 materiais/15 dias;

– Funcionários: 03 materiais/07 dias

– Antigos-alunos: 02 materiais/07 dias

*DVDs – 02 materiais/07 dias – para todas as categorias de usuários.

O empréstimo pode ser feito por terceiros?
Não. Apenas o próprio usuário pode fazê-lo, uma vez que o cartão de identificação e a senha são de uso pessoal e intransferível.
Como posso verificar a data de devolução dos livros emprestados?
No ato do empréstimo, é informada a data de devolução prevista e encaminhado um recebido com as mesmas informações para o e-mail cadastrado. O usuário também pode conferir a data de devolução no Portal FECAP/Biblioteca/Acesso ao usuário.
Como faço para renovar meus empréstimos?
A renovação pode ser feita de 3 maneiras;

– no Portal FECAP/Biblioteca/Acesso ao Usuário, digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da biblioteca; clique em Acessar; clique em Renovação; marque os itens e confirme a operação no botão Renovar;

– pessoalmente, no balcão de atendimento no horário de atendimento da Biblioteca;

– por telefone, nos números (11) 3272-2251 ou 3272-2282, no horário de atendimento do setor.

O usuário não poderá fazer a renovação, caso:

– A obra esteja reservada por outro usuário;

– A situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso);

– O usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;

– Já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas pela internet.

Estou com um livro vencido, mas quero renovar outro e não consigo. Por quê?
O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros documentos que estejam dentro do prazo.
Estou com multa na Biblioteca, mas quero renovar um material que ainda está no prazo e não consigo. Por quê?
A pendência de multa impossibilita a renovação de outros documentos que estejam dentro do prazo.
Tentei renovar meu livro pela internet, mas não está funcionando. O que eu faço?
A renovação pode não funcionar às vezes por problemas técnicos no servidor da FECAP. Se o problema persistir, renove seu empréstimo pelo telefone ou ainda pessoalmente em qualquer uma das bibliotecas. Não nos responsabilizamos pelas renovações on-line (conforme previsto em nosso regulamento).
Como fazer a reserva de material que está emprestado?
Ao verificar que todos os exemplares estão emprestados, na Consulta ao Catálogo, clique em cima do título que interessa, depois em Reserva, no menu inferior; digite sua matrícula (código) e senha (cadastrada no balcão da biblioteca) e confirme a operação no botão Confirmar.

A publicação não poderá ser reservada:

– Caso não haja algum exemplar disponível no acervo;

– Se o usuário estiver com a situação irregular (em atraso);

– Se o usuário estiver com o mesmo livro emprestado;

– Se houver ultrapassado o limite de até 5 reservas.

O livro que reservei está disponível. Onde faço o empréstimo e quanto tempo tenho para retirá-lo?
O material disponível deve ser retirado no balcão de atendimento no horário de funcionamento da biblioteca e fica a sua disposição por 24 horas corridas.
A devolução pode ser feita por terceiros?
Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução, devendo entregar o material no balcão de atendimento ou depositar nas caixas de devolução junto às catracas.
As caixas de devolução são confiáveis?
Sim. Há regras e horários para retirada dos materiais que estão informados nas caixas. Após a retirada e a baixa dos materiais pelo funcionário da Biblioteca, o comprovante é enviado automaticamente para seu e-mail.
Posso devolver os materiais emprestados em qualquer unidade da FECAP?
Sim. A devolução pode ser feita em qualquer unidade (Liberdade e Pinheiros).
Qual é a penalidade para atraso na devolução de material emprestado?
Os usuários são penalizados com multa no valor de R$ 3,00 por dia corrido e por obra em atraso.

Lembramos que, enquanto não houver o pagamento, você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.

Como faço pagar a multa da Biblioteca?
As opções para pagamento de multa são:

Na agência Santander do campus Liberdade, de 2ª a 6ª feira – das 10h às 13h30/14h30 às 17h – apresentando o recibo de devolução/débito, que é fornecido na Biblioteca no ato da entrega do material.

No cartão de crédito (Visa, Master, Elo), a multa on-line pode ser paga através do Portal FECAP/Biblioteca/Acesso ao Usuário/Débitos.

Negociação, para valores acima de R$42,00 é possível negociar a compra de livros e DVDs para o acervo; porém os títulos são indicados pela biblioteca.

A multa pode ficar pendente?
Sim. A multa permanece registrada no sistema da biblioteca e o usuário pode pagá-la depois. Entretanto, enquanto houver pendência, não poderá utilizar os serviços de empréstimo, renovação, reserva e emissão de “nada consta” para a retirada de documentos na Secretaria, empréstimo de sala de vídeo e das salas Co-labs
Como posso acompanhar minha situação na biblioteca?
Acesse o Portal FECAP/Biblioteca/Acesso ao Usuário, digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da biblioteca; clique em Acessar; na janela seguinte você terá acesso aos seguintes serviços:

– Renovação

– Reserva

– Material Pendente

– Débito

– Áreas de interesse

– Assuntos/Autores

– Histórico

– Alteração de senha

Fiz um empréstimo na biblioteca e perdi o material, o que faço?
Comunique à Biblioteca a perda antes do vencimento do prazo de empréstimo para que não ocorra multa. Você terá um prazo de quinze dias para fazer a reposição da obra por outra igual ou uma edição mais atual à que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato, indicada pela Biblioteca. Lembramos que, enquanto não houver a reposição da obra, você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.
Existe algum lugar para assistir aos filmes da Biblioteca?
A Sala de vídeo da Biblioteca Central pode ser utilizada para essa finalidade, você pode inclusive agendar o horário; ou ainda pode-se assistir a DVDs, individualmente, nos dois terminais multimídia que ficam na sala de leitura da Biblioteca Central. Apenas para material do acervo.
Sou aluno da FECAP, posso solicitar empréstimo de material em Bibliotecas de outras instituições?
Sim, por EEB – Empréstimo entre Bibliotecas, nós mantemos convênio com algumas instituições de ensino superior; mas o solicitante retira e devolve o material emprestado à biblioteca onde solicitou. Procure um bibliotecário para solicitar esse serviço.
Não sou aluno da FECAP, posso levar livros emprestados?
Sim, por EEB – Empréstimo entre Bibliotecas, você deve solicitar esse serviço à biblioteca da instituição à qual você está vinculado.
Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo, reserva e/ou débitos?
Sim. A forma de comunicação com nossos usuários é o ‘e-mail’. O Sistema da Biblioteca envia automaticamente aviso de renovação, devolução, reserva e/ou débito de materiais por e-mail. Porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de luz, problemas com provedor, etc. não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder através da opção ‘Acesso Usuário’ no site da Biblioteca.
Posso tirar cópia do material da Biblioteca?
Sim. Com exceção das obras raras e dos trabalhos de conclusão de curso, que não podem ser copiadas, você pode tirar cópia de até 10% do conteúdo da obra, observando a lei de direitos autorais; o serviço é oferecido no mesmo horário de funcionamento da Biblioteca.
Como faço para tirar cópia do material da Biblioteca?
Mediante crédito antecipado, que pode ser feito na Central do Aluno FECAP | CAF (de 2ª a 6ª, das 8h às 21h | Sáb. 8h30 às 13h). [Formas de pagamento: Dinheiro, Crédito ou Débito]; ou na Intranet -> Login e Senha do Aluno -> Portal de Impressão. [Forma de pagamento: Crédito]

Visitantes que desejam tirar cópias devem fazer o pagamento na CAF e entregar o comprovante no Balcão da Biblioteca.

Posso doar livros à Biblioteca?
Sim. A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico; porém uma relação com autor, título e data deve ser enviada para biblioteca@fecap.br antecipadamente. Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da FECAP.

 

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Nos chame no WhatsApp! (11) 94018-5617 

Ou envie um e-mail para relacionamento@fecap.br 

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