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FAQ FECAP

Quer falar com um de nossos departamentos?

Antes, dê uma olhadinha nessas perguntas e respostas frequentes para ver se sua dúvida já não foi respondida: 

Central do Aluno (CAF)

Acesse o Portal Educacional por meio do link https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, encontre Urls Externas / Secretaria on-line e clique em Nova Solicitação

Quando sua solicitação for finalizada, a resposta será dada por meio do encerramento do chamado.

Abra um chamado por meio da Secretaria on-line, informe o que está errado.

Se o problema for desconto não cadastrado, é importante que analise a parte “Informações” do boleto, muitas vezes está cadastrado nessa parte.

No período de pandemia, o atendimento é inteiro on-line, seja por meio da Secretaria on-line ou do e-mail caf@fecap.br ou pelo WhatsApp números (11) 94070-5027 e (11) 94018-5625

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Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Documentos Acadêmicos / Escolha o atestado que desejar

O prazo para confecção é de até 03 dias úteis.

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Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Documentos Acadêmicos / Escolha o atestado que desejar

O prazo para confecção é de até 03 dias úteis.

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Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Documentos Acadêmicos / Escolha o documento que desejar

No período de pandemia, enviaremos os documentos on-line no prazo de até 15 dias úteis.

Mande um e-mail para caf@fecap.br informando seu número de matrícula.

No período da pandemia, você poderá enviar seus comprovantes de Atividades Complementares por e-mail caf@fecap.br , vale lembrar que após a volta as aulas, deverá apresentar os documentos presencialmente.

A consulta das horas de atividades complementares está disponível no portal https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, encontre “Grade Curricular”, clique em Componente Curricular: ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Somente por meio do portal https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Trancamentos e Cancelamentos

Descreve a disciplina que deseja trancar.

Entre em contato com o Fecap+ ou abra chamado por meio da Secretaria on-line

Somente, por meio do portal https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Faça o login com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Trancamentos e Cancelamentos

Descreva o motivo pelo qual deseja trancar o curso

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Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Passe Escolar

A Fecap fará seu cadastro na SPTrans e você receberá um e-mail com as instruções.

Quando o seu Passe Escolar chegar à FECAP, abriremos um chamado na Secretaria on-line informando que o Passe Escolar está disponível para ser retirado.

Abrir chamado - Portal do Aluno


É importante que leia as regras no Manual do Aluno, disponível no Portal da Fecap.

No período de pandemia, os atestados poderão ser entregues pelo e-mail caf@fecap.br, informe no e-mail o seu nome completo e número de matrícula.

Abriremos chamado na Secretaria on-line e você poderá acompanhar por meio do Portal Fecap / Secretaria on-line

Envie um e-mail para caf@fecap.br informando o seu nome completo (precisa ser igual ao do período em que estudou na Fecap), informe o curso, CPF e telefone.

Abriremos uma solicitação e você receberá um e-mail quando os documentos estiverem disponíveis.

Acesse o Portal Educacional por meio do link https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Transferências

Escolha a transferência que deseja e descreva o motivo

Assim que seu pedido foi atendido o seu chamado será encerrado.

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Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Transferências

Escolha a transferência que deseja e descreva para qual curso deseja se transferir

A coordenação fará uma análise de grade e te informaremos, se tiver de acordo, faremos sua transferência.

Acesse o Portal Educacional por meio do link https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Acesse com sua matrícula e senha

Do lado esquerdo, acesse Urls Externas / Secretaria on-line / Nova Solicitação / Audiência

Descreva resumidamente o assunto que deseja tratar

Seu chamado será encerrado com o agendamento para a conversa.

Cursos de curta duração

Cada curso tem uma dinâmica específica. No caso dos cursos gratuitos, o conteúdo é apresentado no formato de videoaulas, textos e questões de múltipla escolha que testam seu aprendizado.

Esses materiais estão prontos na plataforma e são usados de forma autoinstrucional pelos alunos. Já no caso de cursos pagos, temos duas modalidades sendo: 1ª) Cursos com tutoria: Neste tipo de curso você é acompanhado por um professor tutor especializado no assunto e se comunica com ele por meio de fóruns de discussão e mensagens. Neste caso, além das videoaulas, textos e questões objetivas, o aluno deve participar do fórum de discussão. 2ª) Cursos sem tutoria: São cursos com os elementos anteriormente descritos mas sem a participação do professor tutor durante o curso.

Entretanto, no final do curso, em uma data pré-determinada um professor tutor especialista no tema faz um reunião de duas horas com os participantes via webconferência (ZOOM).

No caso dos cursos gratuitos o aluno poderá se inscrever quando quiser e fazer o curso de acordo com sua disponibilidade. Neste caso o curso é totalmente autoinstrucional.

Os cursos pagos e que possuem acompanhamento de professores especialistas durante ou no final do curso, modelos 1 e 2 acima citados, tem períodos pré-determinados. Normalmente um curso de 30 horas ocorre durante 30 dias e um curso de 15 horas, durante 15 dias.

Sim. Alunos e ex-alunos garantem 50% de desconto em qualquer curso de curta duração da FECAP. Além disso, alguns cursos contam com preços promocionais, informados na própria página de visualização, no local onde informa o período de inscrição. Se você é funcionário de alguma empresa parceira da FECAP você também poderá ter descontos.

Atente-se, pois os valores promocionais são garantidos apenas dentro do prazo definido.

Será enviado para seu e-mail um comprovante de inscrição com seu usuário, senha e link do portal para acesso ao seu curso. Caso não tenha recebido o e-mail, acesse esse link. Seu usuário é o número do seu CPF sem pontos e a senha cadastrada é a mesma da ficha de inscrição.

Você deve realizar o pagamento do curso, por boleto ou cartão de crédito. Após a realização do pagamento, você receberá um e-mail com seu login, senha e link de acesso ao Moodle. Caso não tenha recebido o e-mail, acesse esse link. Seu usuário é o número do seu CPF sem pontos e a senha cadastrada é a mesma da ficha de inscrição.

A ferramenta educacional utilizada pela FECAP é muito intuitiva, por isso, o manuseio da plataforma é simples e prático. Para começar a navegar pelo curso você deve consultar os tópicos que estão organizados na barra lateral esquerda da tela. Se os tópicos não estiver aparecendo, você deverá clicar no icone = que fica do lado superior esquerdo. Clicando nele, a barra lateral esquerda e os respectivos tópicos do curso irão aparecer. Diante dos tópicos você deverá fazê-los de cima para baixo, seguindo a lógica natural de um processo. Essa organização lógica é também chamada em

EaD de trilha de aprendizagem.

Além disso, nesse menu, você também terá acesso ao calendário do curso e ao espaço de upload de arquivos, quando necessário anexar algo para enviar ao professor.

A certificação dos cursos online exige do aluno a participação em atividades pré-determinadas. No caso dos cursos pagos, além das questões de autoavaliação em cada módulo, o aluno deverá participar dos fóruns de discussão e ao final fazer a avaliação do curso. No caso dos cursos gratuitos o aluno deverá fazer os questionários de autoavaliação que normalmente possuem 10 questões e devem ser feitos em 30 minutos. Para ter êxito o aluno deverá acertar no mínimo 6 questões em um total de 10. Você tem duas tentativas para realizar a prova.

Após realizado o teste, com aprovação, você poderá clicar em “Obter o certificado” (recomendamos que verifique seus dados pessoais antes de emiti-lo). O documento abrirá uma nova página e você pode imprimir ou salvar como PDF. Sugerimos que ele seja salvo em PDF para que possa ser consultado no futuro em meio aos seus arquivos pessoais.

Se você é aluno da FECAP, ao término do curso, se aprovado, deverá enviar seu certificado para a CAF para solicitar a inserção das horas complementares. Se você é aluno de outra instituição deverá enviar para a área responsável pelas atividades complementares de seu currículo.

Claro! Dentro do seu login do Moodle, encontre no menu à esquerda a opção “Avaliação e Certificado”. Dentro dessa aba, clique em “Certificado de participação”. Nesse campo, você terá acesso a todos os seus certificados adquiridos pela FECAP on-line.

Ao término do curso, se aprovado, o certificado será enviado para o e-mail cadastrado em até 15 dias úteis.

Ao término do curso, se aprovado, os alunos terão as horas adicionadas automaticamente.

Financeiro

O boleto é enviado mensalmente para o e-mail do responsável financeiro cadastrado em nosso sistema, e também está disponível no Portal do Aluno (portal.fecap.br), em “Financeiro”.

No menu lateral esquerdo do Portal do Aluno (portal.fecap.br), em “Negociação Online” –> “Atualização de Boleto”.

Temos que aguardar a compensação bancária, que leva um dia útil para baixar em nosso sistema, exceto alunos participantes do Novo FIES, que efetuam o pagamento direto à Caixa.



O pagamento deve ser realizado através do boleto bancário, dentro do vencimento estipulado. Após o vencimento, a FECAP poderá oferecer alternativas de pagamento em cartão.

Efetuar o pagamento da mensalidade com atraso acarreta multa de 2% e juros de 1% ao mês, conforme consta em contrato.

O reajuste da mensalidade ocorre anualmente, conforme contrato de prestação de serviços educacionais e legislação vigente, caso o estudante se mantenha na matriz curricular de início do curso.

Não, o vencimento é padrão e ocorre no dia 7 de cada mês, conforme estabelecido em contrato.

  1. Acesse: https://portal.fecap.br/framehtml/web/app/edu/PortalEducacional/login/?redirect=eb%2Fmatricula%2Fperiodo-letivo
  2. Do lado esquerdo da tela, terá a opção de “Negociação Online”, após abrir essa tela clique em próximo.
  3. Selecione quais parcelas deseja negociar, é importante que selecione todas elas para que não fique nenhuma parcela em aberto.
  4. O último passo será a confirmação, você terá acesso ao contrato de confissão de dívida, após leitura, clique em “Li e aceito os termos”.
  5. O primeiro boleto estará disponível na aba “Financeiro”, filtre por “TODOS” e “boletos em aberto de todos os períodos letivos”. Atente-se ao vencimento da primeira parcela, você terá dois dias úteis para efetuar o pagamento.

Para pagamento com cartão de crédito, é só ir na aba “Financeiro”, selecionar a parcela e a opção “cartão de crédito”.

Temos também a opção de contato via WhatsApp (11) 94018-5617 e E-mail tesouraria@fecap.br, converse com um de nossos atendentes.

A renovação dos programas não é automática, você deve solicitar a renovação do programa por meio da abertura de um chamado da CAF (), ou pela secretaria Online no Portal do Aluno.

A renovação dos programas não é automática, você deve solicitar a renovação do programa por meio da abertura de um chamado da CAF (caf@fecap.br), ou pela secretaria Online no Portal do Aluno.

Conforme contrato de prestação de serviços, é devido o pagamento das mensalidades, inclusive do mês em que ocorrer a solicitação de cancelamento/trancamento, sendo também inclusas as parcelas referentes a dependências e adaptações. Na Pós Graduação, poderá haver cobrança adicional, dependendo do plano de pagamento do estudante x carga horária consumida.

Os boletos da FECAP são emitidos no CPF do responsável financeiro. Assim, o responsável pode verificar diretamente com seu banco a utilização dessa modalidade, que permite o agendamento dos pagamentos.

Entre em contato com a nossa Assessoria TechCob, Telefone 3995-7480 ou e-mail cobranca@techcob.com.br

Envie um e-mail para tesouraria@fecap.br ou fale com nossos atendentes pelo WhatsApp (11) 94018-5617.

Após solicitação de um acordo, é emitido o PDF com os termos do acordo, onde são explanadas a dívida e a forma em que o acordo foi realizado. Após o pagamento da primeira parcela, os demais boletos do acordo serão disponibilizados diretamente no portal do aluno na aba “Financeiro”.

Acesse: Portal do Aluno > Financeiro > Marque a caixinha “Mostrar todos os boletos em aberto”.

O valor a ser pago por semestre é referente ao contrato de prestação de serviços, dividido em seis mensalidades unicamente para facilitar e flexibilizar seu pagamento. Dessa forma, independentemente do período em que fizer rematrícula, é devido o pagamento integral da semestralidade.

Para emitir uma declaração dos pagamentos realizados, basta acessar o portal do aluno (http://portal.fecap.br):

Portal do aluno > Relatórios

Selecione o período em questão e clique em “emitir”. Verifique se está no período letivo certo.

Para solicitar o aditamento de renovação, o estudante deverá abrir uma solicitação via chamado na secretaria online (acessando o Portal do Aluno). Assim que o chamado for encerrado pela CPSA, você receberá as orientações para a validação. Após validar o aditamento de renovação ou caso tenha alguma dúvida nas informações, deverá contatar o e-mail fies@fecap.br.

Antes de solicitar a troca de curso na faculdade, é necessário verificar se atende as regras do Financiamento Estudantil para a transferência.

Para os estudantes do NOVO FIES, basta acessar o SIFES, lembrando que a Transferência é disponibilizada apenas para o estudante que ainda não realizou o Aditamento de Renovação e que esteja adimplente com as parcelas de coparticipação, clique em Contrato FIES > Manutenção > Solicitar

A Transferência de Curso é iniciada pelo estudante e validada pela IES após o aluno contatar a CPSA com o comprovante de solicitação. Caso desista da Transferência, poderá cancelar a solicitação, desde que não tenha ocorrido a validação pela faculdade.

Após isso, o estudante deve assinar o DRT – Documento de Regularidade de Transferência juntamente com a CPSA de destino e guardar uma via.

Depois da transferência do FIES finalizada, poderá solicitar a transferência na Central do Aluno.

Após o pagamento da coparticipação, a CAIXA repassa para a faculdade em até 3 dias úteis. Caso já tenha passado esse prazo e a parcela não tenha sido baixada, por gentileza, envie o comprovante de pagamento para fies@fecap.br.

Participo do NOVO FIES, como emito o meu boleto de coparticipação? Acessando ao SIFES (https://sifesweb.caixa.gov.br/) com CPF e senha, clique no Item “Contrato FIES>Contrato” e em seguida na opção “Boleto(s) em aberto”.

Para os estudantes do Novo FIES

Conforme Cartilha do estudante: “A suspensão temporária do financiamento pode ser realizada por até 2 (dois) semestres consecutivos, por iniciativa do estudante e com a validação da CPSA. Uma vez realizada, não há como o estudante cancelar a solicitação”;

“O pedido de suspensão pode ser realizado até o dia 15 de cada mês, com validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação”.

Acessando o SIFES (https://sifesweb.caixa.gov.br/) com CPF e senha, clique em Contrato FIES >Manutenção > Solicitar Suspensão.

Após a solicitação, envie o comprovante para a CPSA validar no e-mail .

Vale lembrar que a CAIXA não irá cancelar o boleto de coparticipação que estiver emitido.

Depois da suspensão finalizada poderá solicitar o trancamento na Central do Aluno.

Para os estudantes do FIES legado

Conforme http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq_duvidas:

“A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso”.

Poderá solicitar a suspensão acessando o SisFIES (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/) com CPF e senha.

Após a solicitação, envie o comprovante para a CPSA validar no e-mail fies@fecap.br

Depois da suspensão finalizada poderá solicitar o trancamento na Central do Aluno.

A parcela de diferença é lançada por conta do pagamento realizado a menor, considerando a semestralidade do período letivo anterior. Até o aditamento de renovação do semestre vigente ocorrer, as coparticipações são lançadas com o valor de mensalidade desatualizado. Sendo assim, é gerada a diferença entre esse valor pago para o que deveria ser. Um exemplo: quando o aluno é transferido do turno matutino para o noturno, e não usufrui mais da bolsa ingresso matutino.

 

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