A Fundação

Desde sua inauguração, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP é uma instituição sem fins lucrativos que tem como seu maior compromisso aprimorar a sua qualidade acadêmica, estimulando o constante aperfeiçoamento das suas atividades e atendendo cada vez melhor a intensa procura por parte de novos alunos. Todo resultado financeiro é retornado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Excelência Educacional

Na última edição do Índice Geral de Cursos (IGC) publicada no início de 2017, a FECAP foi classificada como o Melhor Centro Universitário do Estado de São Paulo, como resultado de esforços diários. O Colégio FECAP possui cursos nove técnicos integrados ao ensino médio, como o curso de Meio Ambiente certificado pelo Conselho Regional de Química de São Paulo e o curso de Ensino Médio Bilíngue reconhecido pelo Governo Canadense. A FECAP está em processo de acreditação da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), umas das mais importantes associações de escolas de negócio do mundo. Possui cursos de graduação com conceito máximo no ENADE/MEC, conquistou o Prêmio Melhor Centro Universitário do Brasil pelo Guia do Estudante, Melhores MBA’s do Brasil pela Você S/A, dentre outros. A FECAP também é uma das seis instituições em todo o país a ter seu MBA credenciado com o “padrão global” da Associação Nacional de MBA (ANAMBA), demonstrando que o curso atende critérios internacionais de qualidade na educação executiva.

Práticas de Gestão Acadêmica Premiadas

Diversas práticas de gestão acadêmica da FECAP conquistaram o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) que tem por missão estimular a divulgação e a disseminação de boas práticas relacionadas à Gestão Educacional. São práticas premiadas: RECORDI (Reunião dos Coordenadores e Discentes); PEDP (Programa de Educação Dinâmica Progressiva); CPA (Sistema de Coleta de Opinião dos alunos sobre o funcionamento da FECAP); Nivelamento (Programa de Reforço e Recuperação em Matemática e Língua Portuguesa); Laboratório de Métodos Quantitativos (apoio individualizado para aprendizagem em matemática), Classe de Primeira Classe (relacionamento das áreas de tecnologia, limpeza e operações diretamente com os alunos) dentre outros.

Programa de Qualificação Continuada - Professores de Alto Nível

O corpo docente da FECAP alia formação acadêmica de excelência e relevante experiência profissional - 98% do corpo docente é formado por mestres ou doutores e, anualmente, são oferecidos inúmeros cursos através do Programa de Qualificação Docente para capacitação dos professores. Em 2016, foram ministrados mais de quinze cursos diferentes e mais de 200 professores estiveram presentes - o resultado desse esforço é que nossos professores foram classificados com a avaliação de “bom” e “excelente” pelos alunos na avaliação deste ano.

Alto nível dos Conselheiros

Marcada pelo compromisso com a qualidade de uma boa gestão, a FECAP é gerida por um conselho de curadores composto por três ex-ministros: o Shigeaki Ueki (ex-ministro de Minas e Energia do Brasil entre 1974 e 1979), Antônio Delfim Neto (ex-ministro da Fazenda, entre 1969 e 1974) e Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura, entre 2003 e 2006). O presidente honorário do conselho de curadores é o Sr. Silvio Álvares Penteado Neto, neto do Conde Álvares Penteado, um dos fundadores da FECAP. O presidente do Conselho Curador, Shigeaki Ueki, e os conselheiros Fabio Penteado de Ulhôa Rodrigues, Abram Abe Szajman, Jésus de Lisboa Gomes e Kazuo Watanabe são ex-alunos da instituição. Também compõem o conselho o empresário Mauro de Salles Aguiar e a empreendedora social Regina Célia Esteves de Siqueira, juntamente com o apoio da Consultoria Acadêmica de Gilda Portugal Gouvea, Dr. em Ciências Sociais.

Tradição

São mais de 110 anos de tradição e uma marcante presença na construção da história do ensino comercial no país. A FECAP foi pioneira no ensino de Ciências Contábeis e ofereceu o primeiro curso superior de Ciências Econômicas do Brasil – estudou aqui o fundador do Unibanco (atual Itaú Unibanco) e, o primeiro emprego como docente da ex-primeira dama, Dra. Ruth Cardoso, também foi na FECAP. Na FECAP, também, funcionava a coleta de donativos e alistamento da campanha “Ouro para o bem de São Paulo” durante a Revolução Constitucionalista de 1932. E você sabia que a Ordem dos Economistas do Brasil e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo surgiu por iniciativa de alunos da FECAP?.

Excelência na Pesquisa Acadêmica

A pesquisa é um dos pilares do desenvolvimento do conhecimento. A FECAP conta com programas de Mestrado, ambos credenciados e recomendados pela CAPES. Na Graduação e no Ensino Médio, os alunos podem contar com o programa de Iniciação Cientifica, que possui o selo de qualidade do CNPq, é incentivado pela FECAP e oferece bolsas tanto Pró-Ciência/FECAP quanto PIBIC/CNPq para alunos participantes. Em 2016, foram apresentados 19 trabalhos por alunos da Graduação durante o XI Encontro de Iniciação Científica da FECAP, organizado no final de cada ano. Na Pós-Graduação Lato Sensu, foram apresentados 17 trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais e 16 artigos publicados em revistas científicas. Além disso, a FECAP também é responsável pela Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN) que tem uma das avaliações de qualidade mais elevadas da CAPES/MEC (A2) e é usada como referência nas pesquisas acadêmicas referentes a área de negócios do mundo todo.

Empregabilidade dos Alunos

Os alunos e ex-alunos da FECAP têm, ao longo do tempo, atingido posições de destaque no ambiente empresarial brasileiro como executivos do alto escalão de empresas como, por exemplo, Grupo Pão de Açúcar, Itaú, JP Morgan, Ernst & Young, entre outros. Em pesquisa realizada com os graduandos do primeiro semestre de 2016, 88% já estavam empregados sendo que 77% deles já estavam efetivados na organização.

Centro de Oportunidades e talentos

A carreira de nossos alunos é tratada como prioridade pela FECAP, que possui um departamento especifico para tratar desse tema sem custos adicionais para alunos e ex-alunos. O Centro de Oportunidades e Talentos (COT) possui mais de 2.500 empresas cadastradas e, em 2016, divulgou quase 1.500 oportunidades de trabalho por meio do Portal FECAP Empregos. Semestralmente, organiza a Feira de Oportunidades com a presença de empresas como Deloitte, EY, KPMG, PWC, além de oferecer suporte para formalização de estágios e assessoria para orientação de carreira. Em uma pesquisa realizada pela USP em 2016, a FECAP é uma das três Instituições de Ensino que oferece o serviço de orientação de carreira há 10 anos ou mais e a única que possui um especialista para realização do aconselhamento.

Apoio ao Empreendedorismo

A FECAP conta com um Centro de Empreendedorismo voltado para os jovens que desejam desenvolver suas ideias de negócios. Atualmente são mais de 30 alunos recebendo orientação. As ações levaram a FECAP a receber o Prêmio Educação Empreendedora Brasil, uma iniciativa da Endeavor e do SEBRAE e a estabelecer parceria com o Instituto Fazendo Acontecer, uma entidade que oferece educação complementar em empreendedorismo. A história da Instituição também está repleta de casos de ex-alunos empreendedores e empresários de sucesso, inclusive de organizações de grande porte, como Editora Atlas, Grupo VR, Springer, entre outras.

FECAP Corporate

A FECAP possui uma área dedicada a desenvolver programas customizados de capacitação para organizações, graças a confiança e reputação que construiu ao longo dos anos no ambiente corporativo. Em 2016 foram ministrados cursos para os participantes de empresas como o Grupo Saint-Gobain, Grupo Guitta, Isa-Cteep, Luxottica e Atacadão.

Formação Sólida

A FECAP conta com uma sólida formação acadêmica por meio do Programa de Educação Dinâmica Progressiva, que tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos estudantes com reforço dos principais conceitos e práticas profissionais de suas respectivas áreas. A FECAP também oferece, sem custos adicionais, um cursinho pré-vestibular aos alunos do terceiro ano do ensino médio no período da tarde; download do Pacote Microsoft Office 365 (Word, Excel, Power Point, Outlook e Access), aulas de nivelamento em português e matemática, apoio psicopedagógico, cursos de extensão, programas de monitoria com atendimento para revisão e reforço dos conteúdos de todos os cursos (em 2016, foi oferecido o atendimento para 15 disciplinas diferentes, contando inclusive com horários aos sábados) e atividades esportivas todos os semestres.

Internacionalização

Por meio do International Office, uma área que estimula o intercâmbio cultural e acadêmico entre seus alunos, a FECAP promove programas de curta e longa duração, em países como: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e outras. Buscando o estudo da interculturalidade, aquisição e adaptação a novos valores culturais e a troca de experiências entre alunos da FECAP e a comunidade internacional, os programas são realizados através de serviços de orientação educacional junto às entidades estrangeiras, de acordo com o perfil e interesse dos estudantes ou por meio de parcerias já estabelecidas - já recebemos intercambistas da Itália, Espanha e Alemanha.

Cursos de Extensão

Os alunos da FECAP têm à disposição cursos de curta duração complementares nas áreas de finanças, gestão, empreendedorismo, vida acadêmica, softwares, idiomas, artes e comunicação - são excelentes oportunidades para que os alunos reforcem competências específicas e tenham mais diferenciais em seus currículos. Em 2016 foram oferecidos mais de 60 cursos como Excel, Fotografia, Oratória, Tributação Brasileira, Valuation, Negociação, Liderança e muitos outros, além de possuir parcerias com a Alumni, Cultura Inglesa, EF English Live, Nin Hao e Aliança Francesa para estudo de idiomas estrangeiros.

Um universo de informações e atualidades

Por ano, a FECAP sedia mais de 300 eventos como, por exemplo, a Semana Global de Empreendedorismo, a Semana de Oportunidades (Empregos e Estágios), o Carreira em Debate, além de palestras, oficinas, debates, peças de teatro e espetáculos durante todos os semestres. Através destas ações nossa comunidade tem acesso à grandes empresas, profissionais renomados e personalidades - nos últimos doze meses estiveram em nossos campi o Presidente Michel Temer, o ex-prefeito Fernando Haddad, o Ministro Gilmar Mendes e o Ministro Luis Roberto Barroso, o Vereador Eduardo Suplicy, o Presidente da Triple A – Advisor, Sérgio Diniz, o Diretor Executivo do J. P. Morgan Global Corporate Bank, Rodrigo Choi, o Maestro João Carlos Martins, o rapper Thaíde e muitos outros.

Entidades estudantis

Para expandir ainda mais a experiência universitária, a FECAP oferece espaço para diversas entidades representativas organizadas por alunos para realização de atividades extracurriculares, como a Atlética FECAP, responsáveis pelas atividades esportivas da FECAP, a FECAP Júnior, empresa experimental, onde os alunos atendem as necessidades de empresas reais, a Torcida Furacão e a Bateria Swing da Liberdade, grupo musical que acompanha a Atlética FECAP em campeonatos e comemorações, a Célula FECAP um espaço onde estudantes e alunos de diferentes religiões e denominações se reúnem para um período de reflexão, a FECAP Social, que desenvolve ações de responsabilidade social para a comunidade, o FECAPride, destinado a apoiar e discutir questões ligadas a comunidade LGBT e o Grupo de Teatro Despenteados que estimula o estudo das técnicas teatrais.

Visão de Mercado: Instituto de Finanças

No Instituto de Finanças da FECAP, é publicado mensalmente o IFECAP - Índice FECAP de Expectativa nos Negócios, que, há mais de 12 anos, avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e encomendas. O Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica (NECON) também faz parte do Instituto de Finanças da FECAP e realiza, desde 2012, análises dos indicadores econômicos para entender o cenário socioeconômico, além de publicar o boletim sobre a economia do crime e os impactos econômicos da violência em São Paulo. Por meio de parceria com a Receita Federal do Brasil, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da FECAP desempenha atividades para educação fiscal e tributária, a fim de auxiliar e orientar pessoas físicas e jurídicas a respeito de conceitos básicos contábeis e fiscais. Também é oferecido pelo Instituto de Finanças, atendimento para orientação financeira, orientação para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos na área de finanças e organização de cursos e treinamento em finanças.

Integração com a Família e Comunidade

Todos os familiares dos alunos da FECAP têm acesso a uma bolsa para estudar na FECAP com desconto, além de livre acesso a biblioteca, palestras e eventos culturais, que também são abertos para toda a comunidade. A FECAP, em 2016, também firmou parceria com a subprefeitura da Sé e a JCI-Japão para manutenção da Praça do Largo da Pólvora, localizada em frente ao Campus Liberdade. Além disso, dispõe de parcerias para atendimento da comunidade, como a parceria com a Fundação Anita Pastore D'Angelo e com a Federação Espírita do Estado de São Paulo para o Projeto de Integração Digital para a melhor idade, funcionando há mais de dez anos, o Serviço de Apoio ao Cidadão para Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física e muitos outros.

Bolsas de Estudo

Para facilitar o acesso aos estudos, a FECAP dispõe de bolsas integrais e parciais para oferecer aos seus alunos. Além das bolsas de ProUni e da possibilidade de financiamento do FIES, também existem bolsas próprias por desempenho acadêmico, para atletas, por participação em programas como a Iniciação Científica e Monitoria, dentre outras.

Infraestrutura

A FECAP conta com salas de aula com equipamentos multimídia e ar condicionado, modernos laboratórios de informática, fotografia e um laboratório de criatividade e empreendedorismo, além de cantinas e espaço para refeitório estudantil. A FECAP possui também uma biblioteca de referência, com espaços para estudo, sala de vídeo, auditórios, teatro com capacidade para 400 pessoas premiado pela VejaSP, espaços de convivência, ginásio com quadras poliesportivas, academia e 100% do campus coberto por wi-fi. A FECAP mantém parcerias com restaurantes e lanchonetes para que alunos e funcionários tenham acesso a descontos.

Facilidade de acesso

Nossos Campi estão estrategicamente localizados em regiões de fácil acesso, perto de grandes avenidas e das linhas vermelha, azul e amarela do metrô. O Campus Liberdade localiza-se no coração do bairro, que além de restaurantes e lojas típicas orientais, também dispõe de um estacionamento que dá acesso direto as nossas instalações e um bicicletário. O Campus do Largo São Francisco (ou Palácio do Comércio) que foi tombado como patrimônio histórico, abriga um Centro Histórico dedicado à memória da FECAP e é localizado na região central da cidade, ao lado da Faculdade de Direito da USP. Já o Campus Pinheiros se encontra em um dos bairros com a melhor infraestrutura da cidade, com bicicletário próprio, é um dos mais modernos prédios da Fundação e fica próximo de grandes empresas paulistanas. Saiba como chegar em cada um dos nossos campi clicando aqui.

Parceria para a vida toda

A FECAP possui uma coordenação de relacionamento com ex-alunos que oferece acesso a eventos, benefícios de parcerias, atividades esportivas e até coaching de carreira para a comunidade Alvarista. Além disso, para incentivar à educação continuada, os ex-alunos formados na FECAP, têm direito a 25% de bolsa nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado. FECAP.

#Orgulho Alvarista

Orgulho Alvarista é poder fazer parte de toda essa história e ajudar a construir os próximos passos. Se você quer saber mais sobre nossas histórias e todo orgulho que carregamos dentro e fora dos corredores da FECAP, clique aqui e descubra mais sobre as pessoas que fazem a diferença. #OrgulhoAlvarista