Francês Básico - A1 - FECAP

Francês Básico – A1

Inscreva-se

- Idiomas

Sobre o curso

SOBRE INGRESSO:

Os estudantes que desejarem ingressar no módulo 1, do nível básico A1, não precisam passar por teste de nível.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:

Ao final do curso (A1), o aluno deverá ser capaz de reconhecer e usar palavras familiares e frases simples para fins concretos. Pode se apresentar ou apresentar outra pessoa. Pode fazer e responder a perguntas básicas sobre casa, família, arredores, etc. Consegue se comunicar de maneira básica quando a outra pessoa fala lenta e claramente, e está pronta para repetir ou reformular para ajudar na comunicação.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aulas ministradas na língua-alvo, por meio de métodos e abordagens comunicativas, integrando as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, produção oral, leitura e produção escrita.
  • O objetivo é desenvolver a Competência Comunicativa, ou seja, a habilidade de usar o sistema linguístico de maneira eficaz e apropriada.
  • Variação linguística é um conceito central presente na metodologia.
  • O currículo é baseado em tarefas (task- based), no qual o conteúdo é organizado em torno de atividades comunicativas e dos itens linguísticos que os alunos precisam para dar conta dessas tarefas.
  • Esforço para comunicação na língua alvo é encorajado desde o princípio do curso.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO: Trabalhos práticos 50% e Prova individual 50%. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

Sobre a alocação de professores:
Os professores serão alocados dependendo das turmas que abrirão e poderá haver troca de professores a cada módulo do curso.

Carga Horária

50h


Data

06 de agosto até 17 de dezembro de 2022


Horário

9h às 11h45 | Presencial


Localização

Liberdade


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP R$ 1.080,00 em até 4x Externos: R$ 1.080,00 em até 4x


Período de Inscrição

até 13 de agosto


Público-alvo

Adultos (maiores de 18 anos) interessados em adquirir conhecimentos na Língua Francesa


Professor(a)

Camila Alderete Capitani

Flávia Manzano Pini

Marcelo Da Silva Bezerra

Patrícia Souza Torelli

Pedro Henrique dos Santos Malafaia

Rosangela Ferreira dos Santos


Conteúdo

• Dire son identité
• Épeler
• Donner une information avec des chiffres
• Présenter un pays
• Dire son âge
• Dire son métier
• Parler de fêtes locales
• Parler des traditions de la Belgique
• Indiquer la provenance et la destination
• Marquer son accord et son désaccord
• Exprimer ses goûts

• Parler de la famille
• Préciser un lien familial
• Dire sin état civil
• Indiquer sa ou ses nationalité(s)
• Qualifier un logement
• Parler dos pièces de la maison
• Indiquer un loyer
• Parler de l'aménagement intérieur
• Parler de l'espace
• Décrire des meubles
• Indiquer la couleur

• Parler des rythmes de vie

• Parler de ses habitudes

• Donner l'heure

• Indiquer la fréquence

• Donner la date

• Situer dans le temps et exprimer la durée

• Parler de ses loisirs

• Perler d'Internet et des réseaux sociaux

• Identifier son profil de voyageur

• Se décrire et décrire ses amis

• Inviter quelqu'un ou faire une proposition

• Accepter ou refuser une invitation

• Nommer les lieux d'une ville ou d'un pays

• Indiquer un itinéraire

• Qualifier un moyen de transport

• Faire des achats

• Décrire une tenue vestimentaire

• Inciter à agir

• Dire ses goûts et ses préférences alimentaires

• Exprimer la quantité

• Présenter une recette de cuisine

• Raconter une expérience culinaire

• Raconter son parcours de vie

Sobre o professor

Doutora em Letras pela USP, Mestra em Letras pela USP, Graduada em Língua Portuguesa/ Inglesa pela Universidade Paulista e em Pedagogia Interdisciplinar pela Universidade São Camilo. Dedica-se aos estudos do discurso pedagógico sob a perspectiva das teorias da argumentação e pertence ao Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR-USP), que foi presidido pela Profª Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, de quem foi orientanda. Em 2016 publicou o livro Situações argumentativas em sala de aula: uma operacionalização das teorias de Perelman e Grácio no ciclo da pesquisa-ação; pela Grácio editor em Coimbra, em 2019 o artigo A aplicação das teorias de Perelman e Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas no âmbito escolar, no livro Retórica e Discurso pela editora Pontes, em 2021 o artigo As imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir do Auto da Compadecida, publicado pela revista Linha D’Água. Tem larga experiência no ensino de línguas portuguesa e inglesa em colégios e universidades e é parecerista de revistas acadêmicas na área do discurso.

Camila Alderete Capitani

Sobre o professor

Formada em Desenho Industrial com Habilitação em Comunicação Visual pela FAAP. Formada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialização em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu. Certificados internacionais da Universidade de Cambridge: Certificate in Advanced English (CAE), Certificate in Proficiency in English (CPE), Business Language Test Service – Level C2/5 (BULATS). Ampla experiência em ensino da língua inglesa em escolas de idiomas e na rede privada como professora de inglês e professora bilíngue (Fundamental e Ensino Médio). Atualmente leciona no currículo bilíngue da Escola Lourenço Castanho e na graduação da Fecap como professora de Business English.

Flávia Manzano Pini

Sobre o professor

Professor atuante há 20 anos, formado em Letras / Francês pela PUC/SP, Letras / Inglês pela Uninove. Pós-graduado em Gramática da língua portuguesa, Psicopedagogia, Neurociência da aprendizagem inclusiva e, atualmente, pós-graduando em Docência do ensino superior. Residiu 05 anos na França e Inglaterra permitindo um amplo conhecimento em cultura e civilização francesa, possui certificados internacionais como DELF/DALF e, na língua inglesa TKT, FCE e CAE.

Marcelo Da Silva Bezerra

Sobre o professor

Graduada em Letras Inglês / Português pela UNISEB e pós-graduada em Tradução pela Universidade Gama Filho. Ampla experiência como professora de inglês para educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio em escolas da rede particular bem como segmento bilíngue. Possui domínio fluente do inglês e alemão básico. Já apresentou trabalhos em congressos tais como ICLOC, YLTS e YSAC.

Patrícia Souza Torelli

Sobre o professor

Formado em Ciências Sociais pela UFRJ, cursa mestrado em Ensino e Aprendizagem de Línguas na UFMG. Possui Especialização em Ensino de Inglês: Abordagens Contemporâneas pela mesma universidade, e certificados Cambridge: Train the Trainer, CELTA (Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) e CPE (C2 Proficiency). Experiência com inglês para fins acadêmicos (curso para graduação UFMG), inglês para negócios (FECAP), preparatórios para exames internacionais (Seven-Idiomas e Cultura Inglesa) e para fins específicos (motoristas de aplicativo: Faculdade Roberto Miranda).

Pedro Henrique dos Santos Malafaia

Sobre o professor

Graduada em Letras pela Universidade Capital e pós - graduada em Tradução pela Universidade FMU. Possui certificações internacionais de proficiência em língua inglesa pela Universidade de Cambridge (CPE e BULATS). Tem vivência no exterior. Já atuou como professora de línguas portuguesa e inglesa, redação e literatura em diversas instituições de ensino.

Rosangela Ferreira dos Santos

Compartilhe:

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

Receba tudo o que rola no universo FECAP