Whatsapp
Dúvidas / FAQ
Tour Virtual
Carga Horária: 20h
Data: 19 de setembro a 24 de outubro das 09h00 às 13h00 | 5 encontros
Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 340,00 Externos: R$680,00
Período de Inscrição: até 22 de setembro
Prof. Roseli Azevedo
SOBRE O CURSO
Como um especialista em saúde que necessita realizar um “Full Body Scan” para compreender a saúde do paciente de uma forma global e a ao mesmo tempo identificar as áreas de risco para corrigir o problema, os contabilistas do futuro devem exercer diversas funções para conduzir o sucesso empresarial. Os Contadores não somente devem analisar e examinar os demonstrativos contábeis , mas também compreender as áreas de investimento, seguro, administração de capital de giro e empreendedorismo. Enquanto alguns profissionais de contabilidade identificam problemas de desenvolvimento profissional, outros enxergam oportunidades. Desta forma, estes profissionais necessitam acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, alterações de regulamentos contábeis e compreender as mudanças de responsabilidades e tendências éticas publicadas em língua inglesa nos melhores “Journals” internacionais. O Programa baseia-se no currículo da disciplina Accounting 101 ministrada nas universidades americanas , apresentando os textos de acordo com os três “ Basic Flavors “ da Contabilidade: 1) “Financial Accounting”; 2) “Managerial Accounting” e 3)” Income Tax Accounting”.
Desta forma, este programa é destinado a alunos de Ciências Contábeis e profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em vocabulário de Contabilidade em geral. O resultado final é um domínio adicional à habilidade de escrita para a elaboração de balanços e relatórios e melhor desempenho na comunicação oral. Os desafios e oportunidades para os profissionais de contabilidade nos próximos 10 anos são , ao mesmo tempo, difíceis e emocionantes. Para contabilistas é necessário prever oportunidades de crescimento em contabilidade de investimentos e auditoria interna. Espera-se que o futuro contador seja multifuncional , que empenhe-se para aprimorar significativamente as habilidades sociais juntamente com o conhecimento técnico, seja profundamente fluente em língua inglesa para realizar negociações , adquira “Soft-Skills” e exerça suas responsabilidades sob o foco da ética.
Como suporte instrumental, o programa, com metodologia focada em Content and Language Integrated Learning (CLIL), utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals” , tais como: “Business Communication Quarterly”, “The Economist “, “The Financial Times” , “Journal of Financial Service Professionals” e livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário em “Accounting ”.
• Ampliar o Vocabulário de Contabilidade e Finanças • Ampliar a compreensão de relatórios e balanços em língua inglesa; • Agregar valores ao profissional através do conhecimento de “Soft Skills” e Ética em Contabilidade; • Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações , metáforas, e expressões idiomáticas;
English for Accounting ( PRESENTATION) (SONG) Money, Money, Money ( By Joel Gray)
1. INTRODUCING YOURSELF (ORAL EXERCISE) 2. The Language of Accounting 3. Accounting 4. Guiding Principles of Accounting 5. The Soft Side of Accounting 6. IFRS Section: definition of fair value , one of the differences between US GAAP and IFRS 7. Balance Sheet 8. Analyzing Balance Sheets 9. Accrual Basis Accounting 10. Cash Flow Statements 11. Assets, Liabilities and the Balance Sheet 12. Income Statements 13. Hard Demand for Soft Skills 14. Costs 15. Bank of America: the limits of fasting 16. Pay and Benefits 17. Owing Money 18. Payment and Credits 19. Management Accounting Systems, Top Management Teams, and Sustainable Acquisition: effects on performance 20. Financial Centres 21. Share Capital and Debt 22. Stocks and Shares 23. Ethical Investment 24. Ethics in Accounting Education 25. Financial Performance 26. Presenting a P & L Statement 27. Accounting Futures: healthy markets for time-honored profession 28. The New Revenue Accounting Standard: impact on economic damage analyses 29. Tax Accounting 30. The Future of Accounting
• Content and Language Integrated Learning (CLIL) where Accounting terms are taught through the Medium of English ; that is English for Academic Purpose (EAP); • Lexical Approach - Michael Lewis (1997)- Presenting traditional grammar and vocabulary , but also multi-word prefabricated chunks; • Use of texts, games and presentations – Dictogloss Technique ; • Theoretical-practical exercises support the practical part of the course.
BEAN, David F. Ethics in accounting education: the forgotten stakeholders. New York, The CPA Journal, Jul.2006.
CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0
COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate. Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9
GORMAN, Joseph F.; HARGADON, Joseph M. Accounting futures: healthy markets for time-honored profession. Journal of Financial Service Professionals, Jan.2005.
HEFFES, Ellen M. IFRS Section: definition of fair value, one of the differences between U.S. GAAP and IFRS. Financial Executive, Dec.2008.
HOFFELDER, Kathleen. The softer side of accounting. CFO [s.l.], Jul-Aug.,2013.
JOHNSON, Christine. Market Leader: banking and finance. Harlow, Pearson Education, 2008. 96 p.
MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.
MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN - 978-0-521-7486-2
NACH, Ralph; PARKER, Michael D. The new revenue accounting standard: impact on economic damages analyses. The Value Examiner, [s.l.], Mar-Apr., 2020.
POWER, Ben. Hard demand for soft skills. Acuity, [s.l.], Oct.-Nov.2018
ROBLES, Marcel M . Executive Perceptions of the the top 10 Soft Skills need in today’s workplace. Business Communication Quarterly, [s.l.], v. 75 , n.4, 2012.
TAYLOR, John; PELTIER, Stephen. Career Path: accounting . Newbury; Express Publishing, 2011. 3 v.
UGALDE VÁSQUEZ, Andrés; NARANJO-GIL, David. Management accounting systems, top management teams and sustainable knowledge acquisition: effects on performance. Sustainability, [s.l.], vol.12, n.5, Mar.2020.
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir sentenças; parágrafos e interagir com o grupo.
Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a AMERICAN UNIVERSITY, Washington D.C. Tem ministrado cursos de Inglês para Negócios, Exportação e Importação e Contabilidade por 21 anos através de especializações realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies).
Roseli Azevedo