fbpx

English for Accounting

| Disciplinas em Inglês

Carga Horária: 20h

Data: Em Breve

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 354,00 Externos: R$708,00

Período de Inscrição: Em breve

Prof. Roseli Azevedo

Sobre o curso

SOBRE O CURSO

Como um especialista em saúde  que necessita realizar  um “Full Body Scan” para compreender a saúde  do paciente de uma  forma global e a ao mesmo tempo identificar as  áreas de risco  para corrigir o problema, os contabilistas  do futuro  devem exercer  diversas funções para conduzir o sucesso empresarial. Os Contadores  não somente devem analisar e  examinar os demonstrativos contábeis , mas também compreender  as áreas de investimento, seguro, administração de  capital de  giro e empreendedorismo. Enquanto alguns profissionais de contabilidade identificam  problemas de desenvolvimento profissional, outros enxergam oportunidades. Desta forma, estes profissionais necessitam acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, alterações de  regulamentos  contábeis  e  compreender as mudanças de responsabilidades e tendências éticas   publicadas   em língua inglesa  nos  melhores “Journals” internacionais.  O Programa baseia-se no currículo da disciplina  Accounting 101  ministrada nas  universidades americanas , apresentando os textos de acordo  com os  três  “  Basic Flavors “ da Contabilidade:  1) “Financial Accounting”; 2) “Managerial Accounting” e 3)” Income Tax Accounting”.

 

Desta forma, este programa é destinado a   alunos de Ciências Contábeis e  profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em  vocabulário de  Contabilidade em geral. O resultado final é um  domínio adicional à  habilidade de escrita para a elaboração de balanços e relatórios e melhor desempenho na comunicação oral. Os desafios e oportunidades para os profissionais de contabilidade nos próximos 10 anos são , ao mesmo  tempo, difíceis e emocionantes. Para contabilistas é necessário prever oportunidades de crescimento em contabilidade de investimentos e auditoria interna. Espera-se que o futuro contador seja  multifuncional , que empenhe-se para aprimorar  significativamente as habilidades sociais juntamente com o conhecimento técnico, seja profundamente fluente em língua inglesa para realizar negociações , adquira “Soft-Skills”  e  exerça suas  responsabilidades sob o foco da ética.

 

Como suporte instrumental, o programa,  com metodologia  focada  em Content and Language  Integrated Learning (CLIL),  utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals” , tais como: “Business Communication Quarterly”,   “The Economist “, “The Financial Times” , “Journal of  Financial Service  Professionals” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário em “Accounting ”.

Conteúdo

• Ampliar o Vocabulário de Contabilidade e Finanças
• Ampliar a compreensão de relatórios e balanços em língua inglesa;
• Agregar valores ao profissional através do conhecimento de “Soft Skills” e Ética em Contabilidade;
• Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações , metáforas, e expressões idiomáticas;

CLASS 1
1.Introducing Yourself (Oral Exercise)
2.The Language of Accounting
3.Introduction to Accounting
4.Guiding Principles of Accounting
5.The Softer Side of Accounting
6.Raising Finance
7.Accounting Standards
8.Balance Sheets
9.Cash Flow Statements

CLASS 2
10.Income Statements
11.Financial Statements and Ratios
12.Accrual Basis Accounting
13.Assets, Liabilities and Balance Sheet/ The Bottom Line
14.Hard Demand for Soft Skills Costs/ Profit and Loss Account
15.Costs/ Profit and Loss Account
16.Pay and Benefits/ Owing Money
17.Payment and Credits/ Investment

CLASS 3
18.Ethics in Finance and Accounting
19.Wrongdoing and Corruption/ Sour Milk / The Many Faces of Fraud
20.Management Accounting
21.Ethical Investment/ Presenting P & L Statement

CLASS 4
22. Ethical Investment / Presenting a P & L Statement
23. Comparing Performance / Financial Performance
24. Business Cases ( Using the Dictogloss Technique) Financial Scandals – Crying over the Spilled Coffee
25.Auditing
26. Share Capital and Debt

CLASS 5
27. Ethics in Accounting Education: the forgotten Stakeholders
28.Bursting Bubble
29. Investment and Debt
30. Investment

• Content and Language Integrated Learning (CLIL) where Accounting terms are taught through the Medium of English ; that is English for Academic Purpose (EAP);
• Lexical Approach - Michael Lewis (1997)- Presenting traditional grammar and vocabulary , but also multi-word prefabricated chunks;
• Use of texts, games and presentations – Dictogloss Technique ;
• Theoretical-practical exercises support the practical part of the course.

BEAN, David F. Ethics in accounting education: the forgotten stakeholders. New York, The CPA Journal, Jul.2006.

CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0

COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate. Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9

GORMAN, Joseph F.; HARGADON, Joseph M. Accounting futures: healthy markets for time-honored profession. Journal of Financial Service Professionals, Jan.2005.

HEFFES, Ellen M. IFRS Section: definition of fair value, one of the differences between U.S. GAAP and IFRS. Financial Executive, Dec.2008.

HOFFELDER, Kathleen. The softer side of accounting. CFO [s.l.], Jul-Aug.,2013.

JOHNSON, Christine. Market Leader: banking and finance. Harlow, Pearson Education, 2008. 96 p.

MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN - 978-0-521-7486-2

NACH, Ralph; PARKER, Michael D. The new revenue accounting standard: impact on economic damages analyses. The Value Examiner, [s.l.], Mar-Apr., 2020.

POWER, Ben. Hard demand for soft skills. Acuity, [s.l.], Oct.-Nov.2018

ROBLES, Marcel M . Executive Perceptions of the the top 10 Soft Skills need in today’s workplace. Business Communication Quarterly, [s.l.], v. 75 , n.4, 2012.

TAYLOR, John; PELTIER, Stephen. Career Path: accounting . Newbury; Express Publishing, 2011. 3 v.

UGALDE VÁSQUEZ, Andrés; NARANJO-GIL, David. Management accounting systems, top management teams and sustainable knowledge acquisition: effects on performance. Sustainability, [s.l.], vol.12, n.5, Mar.2020.

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir sentenças; parágrafos e interagir com o grupo.

Sobre o professor

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria  com a AMERICAN UNIVERSITY, Washington D.C.  Tem ministrado cursos de Inglês para  Negócios,  Exportação e Importação e  Contabilidade por 21 anos  através de especializações  realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies).

Roseli Azevedo

Compartilhe :

Receba tudo o que rola no universo FECAP

Ou