fbpx

English for Accounting

| Disciplinas em Inglês

Carga Horária: 20h

Data: 19 de setembro a 24 de outubro das 09h00 às 13h00 | 5 encontros

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 340,00 Externos: R$680,00

Período de Inscrição: até 22 de setembro

Prof. Roseli Azevedo

Sobre o curso

SOBRE O CURSO

Como um especialista em saúde  que necessita realizar  um “Full Body Scan” para compreender a saúde  do paciente de uma  forma global e a ao mesmo tempo identificar as  áreas de risco  para corrigir o problema, os contabilistas  do futuro  devem exercer  diversas funções para conduzir o sucesso empresarial. Os Contadores  não somente devem analisar e  examinar os demonstrativos contábeis , mas também compreender  as áreas de investimento, seguro, administração de  capital de  giro e empreendedorismo. Enquanto alguns profissionais de contabilidade identificam  problemas de desenvolvimento profissional, outros enxergam oportunidades. Desta forma, estes profissionais necessitam acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, alterações de  regulamentos  contábeis  e  compreender as mudanças de responsabilidades e tendências éticas   publicadas   em língua inglesa  nos  melhores “Journals” internacionais.  O Programa baseia-se no currículo da disciplina  Accounting 101  ministrada nas  universidades americanas , apresentando os textos de acordo  com os  três  “  Basic Flavors “ da Contabilidade:  1) “Financial Accounting”; 2) “Managerial Accounting” e 3)” Income Tax Accounting”.

 

Desta forma, este programa é destinado a   alunos de Ciências Contábeis e  profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em  vocabulário de  Contabilidade em geral. O resultado final é um  domínio adicional à  habilidade de escrita para a elaboração de balanços e relatórios e melhor desempenho na comunicação oral. Os desafios e oportunidades para os profissionais de contabilidade nos próximos 10 anos são , ao mesmo  tempo, difíceis e emocionantes. Para contabilistas é necessário prever oportunidades de crescimento em contabilidade de investimentos e auditoria interna. Espera-se que o futuro contador seja  multifuncional , que empenhe-se para aprimorar  significativamente as habilidades sociais juntamente com o conhecimento técnico, seja profundamente fluente em língua inglesa para realizar negociações , adquira “Soft-Skills”  e  exerça suas  responsabilidades sob o foco da ética.

 

Como suporte instrumental, o programa,  com metodologia  focada  em Content and Language  Integrated Learning (CLIL),  utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals” , tais como: “Business Communication Quarterly”,   “The Economist “, “The Financial Times” , “Journal of  Financial Service  Professionals” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário em “Accounting ”.

Conteúdo

• Ampliar o Vocabulário de Contabilidade e Finanças
• Ampliar a compreensão de relatórios e balanços em língua inglesa;
• Agregar valores ao profissional através do conhecimento de “Soft Skills” e Ética em Contabilidade;
• Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações , metáforas, e expressões idiomáticas;

English for Accounting ( PRESENTATION)
(SONG) Money, Money, Money ( By Joel Gray)

1. INTRODUCING YOURSELF (ORAL EXERCISE)
2. The Language of Accounting
3. Accounting
4. Guiding Principles of Accounting
5. The Soft Side of Accounting
6. IFRS Section: definition of fair value , one of the differences between US GAAP and IFRS
7. Balance Sheet
8. Analyzing Balance Sheets
9. Accrual Basis Accounting
10. Cash Flow Statements
11. Assets, Liabilities and the Balance Sheet
12. Income Statements
13. Hard Demand for Soft Skills
14. Costs
15. Bank of America: the limits of fasting
16. Pay and Benefits
17. Owing Money
18. Payment and Credits
19. Management Accounting Systems, Top Management Teams, and Sustainable Acquisition: effects on performance
20. Financial Centres
21. Share Capital and Debt
22. Stocks and Shares
23. Ethical Investment
24. Ethics in Accounting Education
25. Financial Performance
26. Presenting a P & L Statement
27. Accounting Futures: healthy markets for time-honored profession
28. The New Revenue Accounting Standard: impact on economic damage analyses
29. Tax Accounting
30. The Future of Accounting

• Content and Language Integrated Learning (CLIL) where Accounting terms are taught through the Medium of English ; that is English for Academic Purpose (EAP);
• Lexical Approach - Michael Lewis (1997)- Presenting traditional grammar and vocabulary , but also multi-word prefabricated chunks;
• Use of texts, games and presentations – Dictogloss Technique ;
• Theoretical-practical exercises support the practical part of the course.

BEAN, David F. Ethics in accounting education: the forgotten stakeholders. New York, The CPA Journal, Jul.2006.

CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0

COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate. Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9

GORMAN, Joseph F.; HARGADON, Joseph M. Accounting futures: healthy markets for time-honored profession. Journal of Financial Service Professionals, Jan.2005.

HEFFES, Ellen M. IFRS Section: definition of fair value, one of the differences between U.S. GAAP and IFRS. Financial Executive, Dec.2008.

HOFFELDER, Kathleen. The softer side of accounting. CFO [s.l.], Jul-Aug.,2013.

JOHNSON, Christine. Market Leader: banking and finance. Harlow, Pearson Education, 2008. 96 p.

MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN - 978-0-521-7486-2

NACH, Ralph; PARKER, Michael D. The new revenue accounting standard: impact on economic damages analyses. The Value Examiner, [s.l.], Mar-Apr., 2020.

POWER, Ben. Hard demand for soft skills. Acuity, [s.l.], Oct.-Nov.2018

ROBLES, Marcel M . Executive Perceptions of the the top 10 Soft Skills need in today’s workplace. Business Communication Quarterly, [s.l.], v. 75 , n.4, 2012.

TAYLOR, John; PELTIER, Stephen. Career Path: accounting . Newbury; Express Publishing, 2011. 3 v.

UGALDE VÁSQUEZ, Andrés; NARANJO-GIL, David. Management accounting systems, top management teams and sustainable knowledge acquisition: effects on performance. Sustainability, [s.l.], vol.12, n.5, Mar.2020.

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir sentenças; parágrafos e interagir com o grupo.

Sobre o professor

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria  com a AMERICAN UNIVERSITY, Washington D.C.  Tem ministrado cursos de Inglês para  Negócios,  Exportação e Importação e  Contabilidade por 21 anos  através de especializações  realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies).

Roseli Azevedo

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou