Dúvidas / FAQ
Inscreva-se
Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais da área ou não que necessitam compreender a dimensão estratégica da Comunicação Interna e aprimorar suas competências para uma visão mais abrangente, integrada e colaborativa com a organização. Podem ser profissionais de Marketing, Comunicação e Recursos Humanos; profissionais e estudantes de Comunicação, RH e áreas correlatadas ou todos aqueles que desejam adquirir novos conhecimentos e competências sobre o tema, aplicando-as em sua gestão e liderança.
OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:
Carga Horária
16h
Data
27 e 29 de Junho 4 e 5 de Julho
Horário
19h às 22h40
Localização
Liberdade
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP R$ 282,00 Externos: R$ 564,00
Período de Inscrição
até 26 de Junho
Professor(a)
Ana Claudia Braun Endo
História e conceitos de Comunicação Interna. A Cultura organizacional e a diversidade de stakeholders. As mídias internas e a convergência digital como pilar na Comunicação contemporânea. O indivíduo como produtor de conteúdo. A Comunicação como estratégia de gestão e liderança. O gestor como estrategista da marca. O papel estratégico das lideranças. O planejamento da Comunicação Interna.
• Aula presencial expositiva e dialogada. • Flipped classroon com Exercícios e Estudos de Casos. • Estudo por projetos e outras dinâmicas.
Trabalhos práticos 100%. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.
• BEKIN, S.; FAIGNAUS, R.J. Endomarketing – como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Education, 2006. • BUENO, W. Comunicação empresarial – da rádio peão às mídias sociais. SBC: Metodista, 2014. • BRUM, A. de M. Face a face com o Endomarketing – o papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&PM, 2005. • CLEM, P. Como implantar uma área de comunicação interna. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. • CRUBELLATE, J.M. Ambiente organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2008. • KUNSCH, M. Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. • KUNKSCH, M. Comunicação organizacional – linguagem, gestão e perspectivas. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2009. • FRANÇA, F.; LEITE, G. A Comunicação como estratégia de Recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
Ana Claudia Braun Endo possui mais de 20 anos em Comunicação, Marketing e Relacionamento para a área de Educação, tendo atuado como gerente de Comunicação da Rede Metodista de Educação, Head de Marketing no Instituto Presbiteriano Mackenzie e na fundação Fipecafi/FEA-USP. É diretora da W4 CONSULTORIA E EDITORA, atuando como consultora em Comunicação, Marketing e Educação e desenvolvendo projetos editoriais. É doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Nova de Lisboa e em Comunicação pela ECA-USP.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados