A Movimentação Estratégica da Diversidade: Conceitos e Boas Práticas - FECAP

A Movimentação Estratégica da Diversidade: Conceitos e Boas Práticas

Curso completo em Gestão da Diversidade dividido em módulos

Carga Horária

20 horas para curso completo - 4h para cada aula individual


Data

Variadas. Confira descrição!


Horário

Quartas-Feiras - Online - Das 13h30 às 17h30


Localização

Online


Valor

R$ 398,00


Período de Inscrição

Variados. Confira descrição!


Professor(a)

Professora Valéria Silvestre


Sobre o curso

Agenda de aulas 

Relações Étnicos Raciais
29/04/2022, das 13h30 às 17h30
Inscrições até 22/4

LGBTQIA+
27/05/2022, das 13h30 às 17h30
Inscrições até 20/05

Idadismo:
01/07/2022, das 13h30 às 17h30
Inscrições até 25/06

Gênero e Feminismo;
02/09/2022, das 13h30 às 17h30
Inscrições até 26/08

PCD/Capacitismo.
30/09/2022, das 13h30 às 17h30
Inscrições até 23/09

Sobre o curso:

  • Justificativa

Atendendo as necessidades das empresas o curso coloca-se como instrumento facilitador para a construção da valorização da diversidade como parte estratégica de uma gestão assertiva da empresa para o alcance real de experiências de sucesso com clientes e na sua atuação no mercado e no seu setor de atuação. A partir de uma abordagem humanística e dos aspectos significativos do tema, fomentar a elaboração de argumentos fundamentados em evidências empresariais sobre o sucesso da implementação da pluralidade e das competências essenciais para os tempos na formação de equipes de alta performance.

  • Objetivos

Apresentar a positividade contida na diversidade, os conceitos e as experiências práticas de empresas que incluem a diversidade como valor em escopo de estratégia de negócio

  • Descrição

Estabelecendo um espaço de diálogo e discussão crítica sobre os conceitos e as boas práticas que compõem a versatilidade de uma Gestão Estratégica para a valorização da Diversidade e Inclusão nas organizações, o curso aborda pontos importantes para o estímulo de numa perspectiva ética e de compromisso com o desenvolvimento de pessoas em suas equipes de trabalho tendo como objetivo a potencialização da Identidade Organizacional e da atuação da empresa no mercado. O curso também apresenta orientações para elaboração de conteúdos que estabeleçam comunicação não violenta e genuína com seus stakeholders sobre: diversidade, equidade, inclusão e formação real do verdadeiro diferencial da empresa.

  • Público-alvo – a quem o curso se destina

Profissionais em posição de coordenação, gerência, gestão, recrutamento e seleção que atuam em empresas que buscam compreender e apropriar se do valor da inclusão e da diversidade na sua estratégia de negócios.

  • Modalidade Ambiente remoto

Metodologia de ensino:

  • Aula expositiva;
  • Apresentação de vídeos/filmes;
  • Técnica da pedagogia da problematização;
  • Dinâmica de grupo.

Conteúdo Programático: O plano de ensino para curso de capacitação e de extensão é composto das seguintes abordagens:

(1) Conceituação: Diversidade, Equidade e Inclusão;

(2) O mundo empresarial se volta para a inclusão;

(3) Vantagens para a marca na promoção do tema nas empresas;

(4) Grupos Empoderados: Racial, Gênero, PCD (pessoas com Deficiência), LGBTQIA+, Migrantes, Idadismo;

(5) Boas práticas de inclusão, acolhimento e respeito as diversidades: estudos de casos;

(6) Instituições de apoio a governança de programas de inclusão nas empresas;

(7) Construção de narrativas inclusivas, respostas aos desafios, mediação de conflitos superação de barreiras na promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão.

Avaliação para certificação: Sugestão: Presença mínima em 70%, entrega de trabalho contendo 03 a 05 laudas.

Bibliografia adotada no curso:

Artigos, capítulos de livros, comunicações e working papers, livros, monografias, relatórios e teses.

Vale destacar

  • ALMEIDA, S. Racismo Estrutural, 2019, Editora Jandaíra.
  • CARNEIRO, A. (2007), “Educação para uma cidadania solidária”, Cidade Solidária.
  • CARNEIRO, R. (2008b), “Multiculturalidade, Capital Social e Inclusão”, in AAVV, Literacia em português, Lisboa: Acontecimento.
  • NOVA, A. (1996) “A integração das minorias e o trabalho social: educação intercultural no trabalho social”,Investigação e Debate em Serviço Social,
  • OLIVEIRA, M. P. C. (2007), “Estratégias inclusivas: a aldeia global e o abraço entre culturas projectadas no quotidiano”,Cidade Solidária,
  • MACHADO, F. L., ROLDÃO, C., e SILVA, A. (2011), Vidas Plurais. Estratégias de Integração de Imigrantes Africanos em Portugal. Lisboa: Tinta-da-China.
  • MAGALHÃES, A. M., e ALÇADA, I. (2003), Cidadania e Multiculturalidade. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

 

 

Sobre o professor

Valéria Silvestre 

Sobre a professora:

Formação acadêmica universitária perpassa por duas Graduações. Em 2007 – Bacharel em Administração Geral de Empresas – Faculdade Flamingo e em 2016 – Bacharel em Gestão de Políticas Públicas – USP (Universidade de São Paulo) e também perpassa por formações que as complementam com três Pós-graduações. Em 2012 – Especialização em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais – USP (Universidade de São Paulo), em 2016 – Formação em Direitos Humanos – UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo e a Escola do Parlamento), em 2017 – Especialização em Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas à Luz do Materialismo Crítico pela UNESP (Universidade de Estadual de São Paulo), em 2018 – Especialização em Legislativo e Democracia no Brasil – Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. E uma Formação Técnica em 2019 – Técnico em Transações Imobiliárias – para a obtenção do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para a formação de Perita Judicial de Imóveis.

Completei sete anos de vivência e experiência na administração pública interagindo com a administração privada potencializando a elaboração e implementação de políticas públicas municipais, tendo passado principalmente pela equipe de Especialistas em Gestão de Políticas Públicas (GPP) na Prefeitura Municipal de São Paulo, uma das maiores cidades de mundo e referência internacional para inúmeros países da América Latina. Conclui o contrato em fevereiro de 2022 na função de Coordenadora de Cursos no SINCEP/ACEMBRA, onde foi estruturado o espaço de educação, capacitação, treinamento e formação de profissionais para as empresas associadas ao sindicato e a primeira premiação por qualidade e excelência no setor.

Professora Valéria Silvestre

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