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FAQ FECAP

Quer falar com um de nossos departamentos?

Antes, dê uma olhadinha nessas perguntas e respostas frequentes para ver se sua dúvida já não foi respondida: 



Biblioteca


Sim.

A multa permanece registrada no sistema da biblioteca e o usuário pode pagá-la em outro momento. Entretanto, enquanto houver pendência, não poderá utilizar os serviços de empréstimo, renovação, reserva, empréstimo de sala de vídeo e das salas Co-labs e emissão de “nada consta” para a retirada de documentos na Secretaria.

Serviço destinado exclusivamente aos professores FECAP para solicitação de compra de bibliografia básica e complementar dos cursos ofertados.

Para solicitações de bibliografias preencha a planilha abaixo com os dados dos títulos desejados conforme os exemplos e envie e-mail para: aquisição@fecap.br

Planilha para download OU Solicite diretamente no sistema Pergamum.

TUTORIAL DE AQUISIÇÃO

Consulte os códigos das UNIDADES ORGANIZACIONAIS para preenchimento no sistema.

Sim! 

 

A caixa de devolução  é uma conveniência à disposição dos usuários que quiserem efetuar a devolução de materiais sem ter que comparecer ao balcão de empréstimos da Biblioteca, ou, ainda, durante os horários em que a Biblioteca estiver fechada.

Elas estão localizadas junto à entrada/catracas (na Central e Pinheiros);

A coleta é feita:

  • Biblioteca Central:  2ª a 6ª feira – 8h | 10h30 | 14h30 |19h30 e 21h30; e Sábados: às 9h e 15h.
  • Setorial Pinheiros: 2ª a 5ª feira às 17h e 21h30.

Assim que a devolução é feita, o usuário recebe em seu e-mail o comprovante de devolução.

As opções para pagamento de multa são: 

  • Na agência Santander do campus Liberdade, de 2ª a 6ª feira – das 10h às 13h30/14h30 às 17h - apresentando o recibo de devolução/débito, que é fornecido na Biblioteca no ato da entrega do material e depois levando o comprovante de pagamento no Balcão de Atendimento; 
  • No Balcão de Atendimento com Cartão de Crédito ou Débito;
  • Pagamento Online no Crédito ou Débito: através do Portal FECAP>Biblioteca>Acesso ao Usuário>Débitos; e 
  • Negociação: para valores acima de R$42,00 é possível negociar a compra de livros e DVDs para o acervo; porém os títulos são indicados pela biblioteca - procure um bibliotecário. 

Atenção! A multa só é gerada após a devolução dos materiais em atraso.

O usuário que necessita manter o empréstimo dos materiais poderá renová-los por mais 7 ou 15 dias de acordo com o perfil de cada usuário. A renovação pode ser feita de 3 maneiras:

  • No Portal FECAP>Biblioteca>Acesso ao Usuário (N° da matrícula + Senha da biblioteca) - clique em Acessar> Renovação>Marque os itens e confirme a operação no botão Renovar;
  • Pessoalmente, no balcão de atendimento no horário de atendimento da Biblioteca; 
  • Por telefone, nos números (11) 3272-2251 ou 3272-2282, no horário de atendimento do setor. 

O usuário não poderá fazer a renovação, caso: 

  • A obra esteja reservada por outro usuário; 
  • A situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso); 
  • O usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra; 
  • Já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas pela internet. 

As renovações estão regidas pelo Regulamento da Biblioteca (Item III).
 

O guarda-volumes destina-se a guarda de pastas, bolsas, mochilas e similares, enquanto o usuário estiver no recinto da Biblioteca, respeitando seu horário de funcionamento.

As chaves encontram-se no balcão de atendimento e o prazo de empréstimo é por 8 horas.

O usuário é responsável pelo armário e chaveiro que está usando. Em caso de atraso na devolução, perda ou dano, serão aplicadas as seguintes penalidades conforme Regulamento da Biblioteca  (Item V – Guarda Volumes)

Ninguém está autorizado a abrir a Biblioteca depois do horário de atendimento para retirada de materiais deixados nos armários.

Materiais e débitos pendentes podem ser consultados no Portal FECAP>Biblioteca>Acesso ao Usuário>Débitos ou Empréstimos. 

As opções para quitar seu débito são: 

- Na agência Santander do campus Liberdade, de 2ª a 6ª feira – das 10h às 13h30/14h30 às 17h - apresentando o recibo de devolução/débito, que é fornecido na Biblioteca no ato da entrega do material e depois levando o comprovante de pagamento no Balcão de Atendimento; 
- No Balcão de Atendimento com Cartão de Crédito ou Débito - somente Biblioteca Central;
- Pagamento Online no Crédito ou Débito: através do Portal FECAP>Biblioteca>Acesso ao Usuário>Débitos; e 
- Negociação: para valores acima de R$42,00 é possível negociar a compra de livros e DVDs para o acervo; porém os títulos são indicados pela biblioteca - procure um bibliotecário. 

Atenção! O débito só é gerado após a devolução do material em atraso. Não é possível fazer o pagamento da multa sem a devolução dos materiais.

A reserva de materiais é um serviço possível de fazer quando o material que precisa está emprestado a outro usuário não havendo mais nenhum exemplar disponível no acervo. Ela pode ser feita no Balcão de Atendimento ou pela Internet, consultando o título desejado em no nosso Catálogo on-line.

Não será possível realizar a reserva caso o usuário: 

  • esteja com a situação irregular; 
  • estiver com o mesmo livro emprestado; 
  • tenha ultrapassado o limite de até 5 reservas.

Atenção! As reservas obedecem à ordem cronológica das solicitações;  O usuário é avisado por e-mail quando o material estará disponível - por 24h corridas, após devolução.

 

O empréstimo domiciliar de materiais da biblioteca é realizado presencialmente no Balcão de Atendimento da Biblioteca, tem um limite de obras e de dias de acordo com cada perfil de usuário da FECAP e só será realizado mediante apresentação do cartão de identificação e senha.  O uso do cartão e senha é pessoal e intransferível.

  • Colégio e Funcionários – 3 materiais - 7 dias

  • Graduação, Pós-Graduação – 7 materiais – 7 dias

  • Mestrado e Professores – 10 materiais – 15 dias

  • Ex-Alunos e EEB – 2 materiais – 7 dias

Mais informações acesse > Biblioteca > Serviços > Empréstimos

A Biblioteca FECAP, preocupada com a qualidade dos trabalhos acadêmicos; além de elaborar os “manuais com regras ABNT e APA"; também realiza atendimento a comunidade FECAP quanto à utilização dessas normas, presencial ou remotamente:

  • Não fazemos revisão completa do trabalho, tiramos DÚVIDAS PONTUAIS acerda da Norma e Formatação; 
  • Não é necessário fazer agendamento, fazendo o atendimento conforme demanda e preferencialmente de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h;
  • O usuário deve trazer o arquivo em Word para correção das dúvidas.

Além dos manuais (ABNT e APA), deixamos disponíveis os templates de trabalho no formato Word para cada tipo de curso.

Confira em:  Normas para Trabalhos Acadêmicos

O Serviço de Cópias (somente na Biblioteca Central) é oferecido durante o horário de funcionamento da Biblioteca nas seguintes condições:

  • A cópia é feita somente de materiais da Biblioteca;
  • Máximo de 10% do total de páginas da obra; e
  • Valor: R$ 0,18 cada cópia.

O pagamento deste serviço deve ser feito antecipadamente: Na Central do Aluno FECAP | CAF  ou na Intranet -> Portal de Impressão

Visitantes que desejam tirar cópias devem fazer o pagamento na CAF e entregar o comprovante no Balcão da Biblioteca.

A reprodução de livros segue a legislação de direito autoral em vigor (Lei nº 9.610, de 19/02/1998).

Este serviço possibilita aos usuários da FECAP ou usuários externos fazer o empréstimo de publicações do acervo de Bibliotecas de Instituições Conveniadas, sendo que o solicitante é responsável por retirar e devolver o material emprestado à biblioteca onde solicitou.

Os usuários externos que desejam fazer o EEB devem utilizar exclusivamente o acervo da Biblioteca FECAP - Central.

Para mais informações, procure o balcão de atendimento ou escreva para biblioteca@fecap.br

Acesse o Portal FECAP>Biblioteca>Acesso ao Usuário (n° da matrícula + Senha da biblioteca); clique em Acessar; na janela seguinte você terá acesso aos seguintes serviços: 
– Renovação 
– Reserva 
– Material Pendente 
– Débito 
– Áreas de interesse 
– Assuntos/Autores 
– Histórico 
– Alteração de senha 
 

No empréstimo, é informada a data de devolução prevista e encaminhado um recebido com as mesmas informações para o e-mail cadastrado. Confira a devolução em Portal FECAP> Biblioteca> Acesso ao Usuáio> Empréstimo. A devolução de materiais deve respeitar a data prevista para que não ocorra multas conforme Regulamento.

Os materiais podem ser devolvidos pelo próprio usuário no balcão de atendimento durante o horário de funcionamento ou fazer o deposito dos materiais na caixa de devolução - junto às catracas, além de ser permitido ser realizado por terceiros. A Biblioteca, ao fazer a devolução dos materiais no sistema, o mesmo envia um e-mail automático para o usuário. 

Atenção! O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros materiais que estejam dentro do prazo. O usuário deverá devolver o material em atraso no balcão da biblioteca, pagar a multa gerada e só então poderá fazer um novo empréstimo ou renovação de materiais.

O cartão de identificação fornecido pela FECAP é o documento necessário para ser nosso usuário; além do cadastro de uma senha no balcão de atendimento na sua primeira visita à biblioteca.

Caso precise utilizar os recursos virtuais da Biblioteca e não possua senha cadastrada, solicite via Portal do Aluno.

Não é permitido sair da biblioteca com as chaves do guarda-volumes e deixar os seus pertences lá.

Os armários são de uso exclusivo para o período em que os usuários estão nas dependências da Biblioteca.

O empréstimo da chave tem uma validade de 8 horas. 

O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros documentos que estejam dentro do prazo. Para regularizar a renovação o usuário deve devolver o material em atraso no balcão de atendimento e pagar a multa, só assim o sistema irá liberar o usuário para renovação.

Comunique à Biblioteca a perda ou roubo do material antes do vencimento do prazo de empréstimo para que não ocorra multa. Você terá um prazo de quinze dias para fazer a reposição da obra por outra igual ou uma edição mais atual à que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato, indicada pela Biblioteca. Lembramos que, enquanto não houver a reposição da obra, você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações. 

Conforme Regulamento, Art. 23 §4 - O usuário não está isento de ressarcir a Biblioteca ainda que apresente Boletim de Ocorrência.

 

Sim, através do serviço de EEB – Empréstimo entre Bibliotecas utilizando exclusivamente o acervo da Biblioteca Central.

Você deve solicitar esse serviço à biblioteca da instituição à qual você está vinculado. Além disso, o usuário do EEB, fica responsável por buscar, retirar e devolver o material emprestado na Biblioteca FECAP.

Consulte aqui se a instituição à qual pertence está vinculada com a FECAP.

O empréstimo de materiais não pode ser feito por terceiros, apenas o próprio usuário pode fazê-lo, uma vez que o cartão de identificação FECAP e a senha da Biblioteca são de uso pessoal e intransferível. 

O material disponível deve ser retirado no balcão de atendimento da Biblioteca a qual ele pertence e no horário de funcionamento.

O material ficará a sua disposição por 24 horas corridas a contar da data de devolução. 

Localizado atrás dos elevadores, o espaço destinado para estudos em Grupo, eventos, treinamentos e aulas, é equipado com mesas e cadeiras (40 lugares) – Capacidade total – 40 lugares; equipada com lousa, projetor e caixa de som. 

Para reservar este espaço para eventos ou aulas, solicite via e-mail biblioteca@fecap.br com até 2 dias de antecedência.

A Sala Multimídia fica localizada junto ao acervo da Biblioteca no 6° andar| Bloco A.

O uso da sala é no mínimo 2 e máximo 10 pessoas, limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca: 2° a 6° das 7h30 às 21h30; Sábados das 8h às 16h30.

 A reserva pode ser feita no Balcão de Atendimento da Biblioteca com até 24h de antecedência por um período de 2 horas. A tolerância para atraso é de 10 minutos.

COMO EMPRESTAR: No balcão de atendimento, mediante crachá com foto (que será mantido até o término do horário de permanência).

ATENÇÃO!

  • Não é permitido consumir alimento e bebidas (exceto água).
  • O uso da Sala Multimídia é vedado aos visitantes e Alunos FECAP com pendências na Biblioteca.

O serviço de COMUT permite aos pesquisadores a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Podem-se solicitar os seguintes tipos de documentos: periódicos técnico-científicos (artigos); teses e dissertações (na íntegra ou parte); anais de congressos nacionais e internacionais; partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. 

O serviço pode ser solicitado pelo próprio site do COMUT ou no site da Biblioteca > Serviços > COMUT.

 

 

As Co-labs são salas colaborativas para criação de projetos, trabalhos em grupo, orientações e entrevistas. Equipadas com: computador, monitor, teclado, pen drive que serve como receptor USB e mouse; além de mesas e cadeiras.

Capacidade total das salas 48 lugares – 6 lugares/sala.

O uso das salas está limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca (Segunda a sexta, das 7h30 às 21h30; sábados das 8h às 16h30)  deve ser reservada com até 24h de antecedência.   

O uso das co-labs é regido pelo Regulamento da Biblioteca (Item VIII – Salas Co-Labs).

Sim.

Os materiais da Biblioteca podem ser devolvidos tanto no Balcão de Atendimento ou Caixa de Devolução da Biblioteca Central ou Setorial Pinheiros.

  • Entre em contato com o departamento responsável.
  • Os usuários que não devolvem os materiais no prazo estipulado serão penalizados com multa no valor de R$ 3,00 por dia corrido e por obra em atraso. 

    Lembramos que, enquanto não houver o pagamento, você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações. 

    Os usuários que não fazem a devolução da chave do guarda-volume são penalizados com multa de R$ 5,00 por dia. 

    Nos casos de perda do chaveiro, será aplicada uma taxa a ser paga no Balcão de Atendimento da Biblioteca no valor de R$ 30,00. 

    Na Biblioteca FECAP, todos os Docentes, Alunos, Alumni Alvaristas e Funcionários da FECAP podem frequentar acervo e espaços de estudos, o acesso às Bibliotecas Central e Setorial Pinheiros se dão por meio do crachá de identificação.

    A Comunidade externa pode frequentar somente a Biblioteca Central, de segunda a sexta-feira, as 8h às 17h.

    Sim.

    A forma de comunicação com nossos usuários é o ‘e-mail’ que está cadastrado no seu perfil de matrícula.

    O Sistema da Biblioteca envia automaticamente aviso de renovação, devolução, reserva e/ou débito de materiais por e-mail. Porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de luz, problemas com provedor, etc. não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder através da opção ‘Acesso Usuário’ no site da Biblioteca. 

    Sim, pelo serviço de EEB – Empréstimo entre Bibliotecas. A biblioteca mantém convênio com algumas instituições de ensino superior que possibilita solicitar o empréstimo de materiais; mas o solicitante é responsável por fazer a pesquisa no catálogo, retirar e devolver o material emprestado à biblioteca onde solicitou.

    Se você precisa de material de outra instituição, preencha o Formulário para solicitação de EEB, leve até a Biblioteca Central para a assinarmos o documento.

    Se você é instituição, clique aqui para fazer o Cadastro para instituições.

    Dúvidas? Procure um bibliotecário para solicitar esse serviço.

    O site da Biblioteca pode apresentar problemas técnicos no servidor da FECAP, e a renovação pode não funcionar. Se o problema persistir, renove seu empréstimo pelo telefone ou ainda pessoalmente em qualquer um dos Balcões de atendimento das bibliotecas.

    Não nos responsabilizamos pelas renovações on-line (conforme previsto em nosso Regulamento). 

    A Biblioteca Central é aberta à comunidade em geral, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. O acesso deve ser feito mediante apresentação de documento de identificação original somente na Portaria de Serviços do Campus Liberdade.

    Estão disponíveis os serviços de Consulta Local e Cópias. Visitantes que desejam tirar cópias devem fazer o pagamento na CAF e entregar o comprovante no Balcão da Biblioteca.

    Para os visitantes, é vedado empréstimo de materiais, o uso das Co-Labs e Sala Multimídia.


    FECAP+


    O processo para assinatura dos documentos de estágio agora é digital! Não se esqueça que o documento precisa estar assinado por você e pela empresa concedente (assinatura e carimbo ou assinatura digital).   IMPORTANTE:  fique atento à sua escolha , para entrega de contrato, termo aditivo, rescisão ou relatório de atividades selecione a opção "COMUNICAÇÃO DE ESTÁGIO"   ,já para a entrega do estágio supervisionado a opção correta é "ESTÁGIO SUPERVISIONADO". 

    Confira o vídeo com o passo a passo 

    Ficou na dúvida envie uma msg para 11 94018-5617

    Primeiramente PARABÉNS por essa conquista, Alvarista! Desejamos que você tenha uma jornada de muito aprendizado, desenvolvimento e sucesso. 

    O primeiro passo é a formalização da contratação. Aqui vai uma DICA IMPORTANTE DO FECAP+ CARREIRA: antes de mais nada é preciso que você esteja regular com a faculdade e com a rematrícula. A Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), art. 3º estabelece: Matrícula e frequência regular do estudante| Celebração do termo de compromisso entre o estudante, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino |Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.  

    O próximo passo é o envio do CONTRATO com as assinaturas. A empresa contratante poderá utilizar o próprio modelo ou o da FECAP, disponível em acesse o link . 

     

     

    Coahing Holístico: Tem o objetivo de trabalhar o desenvolvimento e a transformação das pessoas como um todo, desde as situações de conflito afetivo emocional à dificuldade na carreira profissional no mundo corporativo.  Clique aqui e agende seu horário  

    Coaching Acadêmico: suporte para o desenvolvimento de hábitos de estudo efetivos que possibilitam ao estudante refletir sobre sua participação ativa na construção do próprio conhecimento.  Clique aqui e agende seu horário     

    Nivelamento, laboratório de métodos quantitativos e de línguas:  são programas exclusivos para você melhorar sua performance acadêmica nas matérias de exatas, português e inglês. Procure ajuda, clique no link e conheça mais sobre cada programa. 

    Dúvidas, envie msg para 11 94018-5617

     

     

     

     

     

    O FECAP+ tem a missão de oferecer caminhos para que você, ALVARISTA, consiga desenvolver plenamente suas competências e se torne um profissional de excelência dentro das suas respectivas áreas de atuação. Confira abaixo os serviços de carreira:

    Aconselhamento de carreira: É um momento para planejar sua carreira, reconhecer e mapear suas competências e buscar oportunidades de maneira mais assertiva. 

    Plantão de currículo e LinkedIn:  é na pratica que se aprende :) as especialistas do FECAP+  irão te ensinar a elaborar um currículo e LinkedIn fortes e atrativos para o mercado de trabalho. 

    GOSTOU? Clique aqui e faça seu agendamento para um dos serviços.   

    Viva essa experiência com o FECAP+ Desenvolvimento! 

    Todos os alun@s de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Contábeis para Graduados, Secretariado e Relações Públicas. O estágio é definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008). IMPORTANTE: A entrega pode ser realizada a partir do 4º semestre para o curso de Secretariado e do 5º semestre para os demais cursos.

    O modelo do Relatório e Regulamento de Estágio Supervisionado são disponibilizados todo início de semestre por e-mail, no Portal do Aluno e Moodle. 

    Ficou na dúvida? Envie uma msg para 11 94018-5617.

     

    Queremos te contar um pouquinho sobre o FECAP+ Oportunidade e como ela funciona.

    Clique aqui e confira um vídeo especial que preparamos para VOCÊ :)

    Gostou? Cadastre o seu currículo!

    Ficou na dúvida?  Envie uma msg para 11 94018-5617

    Antes de tomar essa decisão tão importante para o seu futuro, a FECAP te convida a refletir: O que você fará? O que você precisa cuidar para que tudo dê certo?O que precisa fazer ou acontecer para continuarmos com nossa parceria?.Refletiu? quer conversar sobre os sentimentos que surgiram durante esse momento, então envie um email  com o título QUERO CONVERSAR, coloque a sua preferência para contato, telefone, email, whatsapp ou conversa via zoom.  Desejo sair, siga o passo a passo: portal do aluno, secretaria,  requerimentos,  selecione o tipo de requerimento trancamento, cancelamento ou transferência,preencha os campos e para finalizar clique em solicitar. A solicitação poderá ser acompanhada na aba  solicitados e a cada atualização no chamado, você receberá um e-mail. 

     

     

     

    A FECAP tem como  objetivo promover ações que contribuam para o seu desenvolvimento acadêmico, para enfrentar com êxito a sua transição, integração e permanência na faculdade. Confira abaixo os serviços que melhor atendem a sua necessidade:

    Acolhimento:  faz parte da rede de apoio que irá te acolher durante jornada em qualquer momento e situação. Venha conversar com o FECAP+ e partilhe todos os seus anseios e expectativas.  

    Denúncia:  canal exclusivo para você relatar situações de importunação que ocorrem no ambiente da instituição entre todas as relações.

    Consultoria Financeira:  atendimento exclusivo de auxílio ao aluno ou  responsável financeiro em dificuldades financeiras a ter maior controle sobre seu orçamento. 

    Ficou na dúvida? Envie uma msg para 11 94018-5617  


    Financeiro


    O boleto é enviado mensalmente para o e-mail do responsável financeiro cadastrado em nosso sistema, e também está disponível no Portal do Aluno (portal.fecap.br), em "Financeiro". 

    Os boletos da FECAP são emitidos no CPF do responsável financeiro. Assim, o responsável pode verificar diretamente com seu banco a utilização dessa modalidade, que permite o agendamento dos pagamentos.

    No menu lateral esquerdo do Portal do Aluno (portal.fecap.br), em "Negociação Online" --> "Atualização de Boleto". 

    Para solicitar o aditamento de renovação, o estudante deverá abrir uma solicitação via chamado na secretaria online (acessando o Portal do Aluno). Assim que o chamado for encerrado pela CPSA, você receberá as orientações para a validação. Após validar o aditamento de renovação ou caso tenha alguma dúvida nas informações, deverá contatar o e-mail fies@fecap.br. 

    Acesse: Portal do Aluno > Financeiro > Marque a caixinha "Mostrar todos os boletos em aberto".

    Antes de solicitar a troca de curso na faculdade, é necessário verificar se atende as regras do Financiamento Estudantil para a transferência. 

    Para os estudantes do NOVO FIES, basta acessar o SIFES, lembrando que a Transferência é disponibilizada apenas para o estudante que ainda não realizou o Aditamento de Renovação e que esteja adimplente com as parcelas de coparticipação, clique em Contrato FIES > Manutenção > Solicitar 

    A Transferência de Curso é iniciada pelo estudante e validada pela IES após o aluno contatar a CPSA com o comprovante de solicitação. Caso desista da Transferência, poderá cancelar a solicitação, desde que não tenha ocorrido a validação pela faculdade. 

    Após isso, o estudante deve assinar o DRT – Documento de Regularidade de Transferência juntamente com a CPSA de destino e guardar uma via. 

    Depois da transferência do FIES finalizada, poderá solicitar a transferência na Central do Aluno. 

    O boleto pode ser encontrado no portal.fecap.br, na parte financeira. 

    Se tiver algum bolsa, verfiique se consta no boleto no campo "observação" o desconto a ser dado. 

    Caso não conste, abra chamado por meio do portal.fecap.br, 

    Após o Login acesse o menu "Secretaria", disponível do lado esquerdo da tela.

    E escolha a opção "cadastrar bolsa". Não esqueça de anexar o documento.

     





    Temos que aguardar a compensação bancária, que leva um dia útil para baixar em nosso sistema, exceto alunos participantes do Novo FIES, que efetuam o pagamento direto à Caixa. 

    Para os estudantes do Novo FIES 

    Conforme Cartilha do estudante: “A suspensão temporária do financiamento pode ser realizada por até 2 (dois) semestres consecutivos, por iniciativa do estudante e com a validação da CPSA. Uma vez realizada, não há como o estudante cancelar a solicitação”; 

    “O pedido de suspensão pode ser realizado até o dia 15 de cada mês, com validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação”. 

    Acessando o SIFES (https://sifesweb.caixa.gov.br/) com CPF e senha, clique em Contrato FIES >Manutenção > Solicitar Suspensão. 

    Após a solicitação, envie o comprovante para a CPSA validar no e-mail fies@fecap.br. 

    Vale lembrar que a CAIXA não irá cancelar o boleto de coparticipação que estiver emitido. 

    Depois da suspensão finalizada poderá solicitar o trancamento na Central do Aluno. 

    Para os estudantes do FIES legado 

    Conforme http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq_duvidas: 

    “A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação. 

    A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso”. 

    Poderá solicitar a suspensão acessando o SisFIES (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/) com CPF e senha. 

    Após a solicitação, envie o comprovante para a CPSA validar no e-mail fies@fecap.br 

    Depois da suspensão finalizada poderá solicitar o trancamento na Central do Aluno. 

    Após o pagamento da coparticipação, a CAIXA repassa para a faculdade em até 3 dias úteis. Caso já tenha passado esse prazo e a parcela não tenha sido baixada, por gentileza, envie o comprovante de pagamento para fies@fecap.br. 

    Participo do NOVO FIES, como emito o meu boleto de coparticipação? Acessando ao SIFES (https://sifesweb.caixa.gov.br/) com CPF e senha, clique no Item "Contrato FIES>Contrato" e em seguida na opção "Boleto(s) em aberto". 

    A parcela de diferença é lançada por conta do pagamento realizado a menor, considerando a semestralidade do período letivo anterior. Até o aditamento de renovação do semestre vigente ocorrer, as coparticipações são lançadas com o valor de mensalidade desatualizado. Sendo assim, é gerada a diferença entre esse valor pago para o que deveria ser. Um exemplo: quando o aluno é transferido do turno matutino para o noturno, e não usufrui mais da bolsa ingresso matutino. 

    Não, o vencimento é padrão e ocorre no dia 7 de cada mês, conforme estabelecido em contrato. 

     
    Para emitir uma declaração dos pagamentos realizados, basta acessar o portal do aluno (portal.fecap.br): 
     
    Portal do aluno > Relatórios 
     
    Selecione o período em questão e clique em "emitir". Verifique se está no período letivo certo.

    O pagamento deve ser realizado através do boleto bancário, dentro do vencimento estipulado. Após o vencimento, a FECAP poderá oferecer alternativas de pagamento em cartão. 

    1 – Acesse: Portal do aluno

    2- Do lado esquerdo da tela, terá a opção de “Negociação Online”, após abrir essa tela clique em próximo. 

    3- Selecione quais parcelas deseja negociar, é importante que selecione todas elas para que não fique nenhuma parcela em aberto. 

    4 – O último passo será a confirmação, você terá acesso ao contrato de confissão de dívida, após leitura, clique em “Li e aceito os termos”. 

    5- O primeiro boleto estará disponível na aba “Financeiro”, filtre por “TODOS” e “boletos em aberto de todos os períodos letivos”. Atente-se ao vencimento da primeira parcela, você terá dois dias úteis para efetuar o pagamento. 

    Para pagamento com cartão de crédito, é só ir na aba “Financeiro”, selecionar a parcela e a opção “cartão de crédito”. 

    Temos também a opção de contato via WhatsApp (11) 94018-5617 e E-mail tesouraria@fecap.br, converse com um de nossos atendentes. 

    Efetuar o pagamento da mensalidade com atraso acarreta multa de 2% e juros de 1% ao mês, conforme consta em contrato. 

    O reajuste da mensalidade ocorre anualmente, conforme contrato de prestação de serviços educacionais e legislação vigente, caso o estudante se mantenha na matriz curricular de início do curso. 

    Envie um e-mail para tesouraria@fecap.br ou fale com nossos atendentes pelo WhatsApp (11) 94018-5617.

    O valor a ser pago por semestre é referente ao contrato de prestação de serviços, dividido em seis mensalidades unicamente para facilitar e flexibilizar seu pagamento. Dessa forma, independentemente do período em que fizer rematrícula, é devido o pagamento integral da semestralidade.

    A renovação dos programas não é automática, você deve solicitar a renovação do programa por meio da abertura de um chamado pela secretaria Online no Portal do Aluno.

    A renovação dos programas não é automática, você deve solicitar a renovação do programa por meio da abertura de um chamado pela secretaria Online no Portal do Aluno.

    Conforme contrato de prestação de serviços, é devido o pagamento das mensalidades, inclusive do mês em que ocorrer a solicitação de cancelamento/trancamento, sendo também inclusas as parcelas referentes a dependências e adaptações. Na Pós Graduação, poderá haver cobrança adicional, dependendo do plano de pagamento do estudante x carga horária consumida.

    Após solicitação de um acordo, é emitido o PDF com os termos do acordo, onde são explanadas a dívida e a forma em que o acordo foi realizado. Após o pagamento da primeira parcela, os demais boletos do acordo serão disponibilizados diretamente no portal do aluno na aba "Financeiro".

    Entre em contato com a nossa Assessoria TechCob, Telefone 3995-7480 ou e-mail cobranca@techcob.com.br


    Pós-Graduação


    Acesse o portal.fecap.br
    Faça o login com sua matrícula e senha
    Do lado esquerdo, encontre Urls Externas / Secretaria on-line e clique em Nova Solicitação
    Quando sua solicitação for finalizada, a resposta será dada por meio do encerramento do chamado.

    Após a inscrição para a Criação Científica - TCC o(a) estudante e professor interagem no ambiente moodle da disciplina. 

    O ambiente é liberado um dia antes da primeira aula da disciplina. 

    As avaliações e presenças são controlados via ambiente moodle. 

    Para aprovação é necessário ter:

    - 75% de presença das aulas teóricas e orientações; 

    - 03 aulas teóricas; 

    - 06 orientações. Uma a cada 15 dias. 

    - A nota precisa ser superior ou igual 7 (sete) para aprovação; 

    - É necessário entregar o texto antes das 6 orientações e da entrega final. 

    A nota será atribuída como Projeto de Pesquisa e só será lançada após a finalização de todas as atividades dos orientadores. 

    Após as inscrições, os alunos e professores terão acesso a plataforma da disciplina via Moodle. 

    Essa plataforma será liberada 1 dia antes da primeira aula da disciplina. 

    As avaliações e presenças são controladas pelo professor via moodle. 

    Nos casos de faltas as aulas, o aluno deverá tratar diretamente com o docente. 

    Para aprovação é necessário ter 100% de frequência as aulas e nota superior ou igual a 7 (sete).

    As entregas das avaliações devem ser feitas via moodle, não será aceita outra forma de entrega. 

    As horas da disciplinas serão atribuídas no sistema como Soft Skills somente após a conclusão de todas as disciplinas. 

    Em caso de reprovação, o aluno deverá aguardar a próxima chamada de escolha entre TCC e Soft Skills para se inscrever na dependência. Vale informar, que será cobrado. 

    Vale informar que para conclusão do curso o aluno deve ser aprovado em todos os componentes curriculares, inclusive nas disciplinas eletivas TCC ou Soft Skills. 

    As orientações de TCC são individuais; 

    Não é recomendada a troca de orientador ou realizar as aulas teóricas com um professor e as orientações com outro, pois cada professor tem uma metodologia de orientação; 

    Fica a cargo da coordenação e orientadores, após a entrega final da disciplihna, continuar a orientação para publicação científica, sendo o estudange o primeiro autor em conjunto com os professores designados; 

    Todos os trabalhos serão avaliados por um software de análise de similaridade. Em caso de detecção de plágio, o trabalho será considerado reprovado, e o estudante deverá cursar a dependência, para a criação de um novo trabalho. 

    A entrega do TCC deve ser feita em versão eletrônica via moodle e deve conter: 

    - Trabalho em pdf; 

    - Trabalho em word; 

    - Termo de autoria e autorização de publicação assinado; 

    - Os trabalhos utilizados para construção do referencial teórico;

    - Os dados da pesquisa (áudio das entrevistas, tabulação da pesquisa documental etc.

    Assista o vídeo abaixo e saiba como fazer sua inscrição na prática para a disciplina eletiva Criação Científica ou Soft Skills:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=v5mZAyN0-Gg

    Após a conclusão, aprovação de todas as disciplinas, inclusive as disciplinas eletivas (Criação Científica - TCC e/ou Soft Skills) e entrega de todos os documentos exigidos no ato da matricula, você deve solicitar o seu Certificado de Conclusão via Secretaria On-line. 

    Ele será emitido no prazo de até 90 dias.

    O certificado de conclusão será emitido digitalmente e enviado ao seu e-mail, por isso é muito importante, que mantenha seus dados pessoais atualizados com a Fecap. 

     

    Seguem exemplos de artigos científicos resultados de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) dos alunos do Cento Universitário Álvares Penteado:

    https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2018V20nespp24

    https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/281

    Seguem exemplos de disciplinas de Soft Skills: 

     

    Liderença e Gestão de Pessoas; Comunicação Empresarial e Interpessoal; Design Thinking; Gestão de Projetos; Gestão do Tempo; English for business; Inovação e Criatividade; Relacionamento Interpessoal; Orientação para Resultado; Gestão de Projetos. 

     

    Vale lembrar que a cada chamada as disciplinas poderão mudar. 

    Se o seu perfil é mais técnico e quer ter diferenciais no seu currículo, assista o vídeo abaixo e entenda porquê o TCC será uma experiência inovadora.

    https://www.youtube.com/watch?v=JsdDKZqZtO4

    As disciplinas de Soft Skills têm como objetivo treinar habilidades comportamentais no ambiente de negócios. 

    Assista o vídeo abaixo para saber mais motivos do porque escolher cursar Soft Skills

    https://www.youtube.com/watch?v=iQdKVB4e7Lo

    Caso o(a) estudante, já matriculado(a), não tenha disponibilidade de cursar e/ou continuar com a Criação Científica - TCC ou Soft Skills, este(a) deverá trancar a disciplina, conforme regras abaixo, para que não seja reprovado(a). 

    O fato de abandonar as aulas e não efetuar o trancamento não o(a) eximirá do pagamento e isso gerará uma dependência que para cursá-la deverá pagar. 

    O trancamento é feito via Secretaria on-line, por meio do portal.fecap.br 

    Se o trancamento for referente a Soft Skills o pedido deve ser feitono prazo máximo de dois dias úteis antes do início da primeira disciplina escolhida; 

    Se o trancamento for referente a Criação Científica - TCC o prazo para trancamento é de até 30 dias após o início da primeira aula teórica. 

     

    Alunos do MBA é obrigatório o TCC. Mas, pode escolher o campi em que cursará e o dia da semana, independente do seu curso de origem.

    É importante ressaltar que todos orientadores são ESPECIALISTAS EM METODOLOGIA, com título de Mestre e Doutores. Todos estão aptos a orientarem trabalhos dentro da área de Negócios e, todos são muito competentes em lapidar o seu trabalho (independente do tema) em artigos científicos.

    Não, se o seu curso não for MBA você pode optar por cursar: 

    - Criação Científica - TCC ou

    - Soft Skills. 

    A escolha e consequentemente as matrículas para uma ou outra opção seguirão as datas definidas pela coordenação. 

    Muitas vezes o desconto e/ou a bolsa está cadastrada na parte do INFORMATIVO do boleto, disponível do lado esquerdo. 

    Caso não esteja, abra um chamado por meio do portal.fecap.br


    Secretaria


    Acesse o portal.fecap.br
    Faça o login com sua matrícula e senha
    Do lado esquerdo, encontre Urls Externas / Secretaria on-line e clique em Nova Solicitação
    Quando sua solicitação for finalizada, a resposta será dada por meio do encerramento do chamado.

    1) Acesse portal.fecap.br

    2) Após o Login localizar o menu "Secretaria", disponível do lado esquerdo da tela.

    3) Clique em "Requerimentos"

    4) Escolha a opção 'Atestado de Matricula", não esqueça de preencher o campo "observação" caso queira alguma informação específica. 

    Para ser aprovado em cada disciplina, é preciso ter frequência igual ou superior a 75% e nota média igual ou superior a 6,0 (seis).

    A nota semestral é composta por NI 1, NI 2, PO e PEDP (conforme decisão de cada coordenador).

    Ponderação das provas oficiais: os professores deverão lançar no sistema uma nota de 0 a 10 (com fracionamento de 0,1 ponto). A ponderação será definida pelo Coordenador do Curso (Ponderação Padrão – 50%).

    A FECAP oferece turmas de dependência e adaptação aos sábados,

    com periodicidade semanal ou quinzenal, sempre que há quórum suficiente para sua abertura ou há pelo menos 1 (um) aluno de oitavo  semestre (ou sexto semestre, no caso de alunos de Secretariado) regularmente matriculado.

    Automaticamente, alunos nessas situações terão suas disciplinas de dependência ou adaptação matriculadas aos sábados. Caso o aluno tenha horário disponível para cursar a dependência ou adaptação durante a semana, recomenda-se cursá-la(s) juntamente com as turmas regulares de período matutino ou noturno. Para tanto, é necessário abrir uma solicitação de ¿remanejamento de disciplina, no Portal do Aluno dentro do prazo informado no Manual do Aluno.

    O aluno, devidamente matriculado, poderá solicitar aproveitamento de disciplinas concluídas em outros Cursos Superiores, quando houver equivalência das disciplinas quanto a objetivos, conteúdos programáticos e carga horária, a critério da Coordenação.

    O pedido de aproveitamento de estudos, se deferido, implicará a dispensa de frequência às aulas da disciplina equivalente e demais exigências regimentais.

    O interessado deverá fazer o upload do Histórico Escolar e o Conteúdo Programático, no momento da solicitação. Será liminarmente indeferido e arquivado o pedido com documentação incompleta, irregular ou fora do período estipulado. O prazo para esse tipo de solicitação está disponível no Manual do Aluno. 

    Leia também a Circular de Rematricula para entender como as mensalidades são cobradas.

    Desde que o aluno esteja regularmente matriculado, poderá solicitar o trancamento de disciplinas em regime de dependência ou adaptação, ou seja, disciplinas de semestre anteriores ao que está regularmente matriculado. 

    É importante lembrar que todo trancamento é considerado uma reprovação e para ser aprovado de semestre o discente poderá reprovar no máximo em duas disciplinas. 

    O trancamento de disciplinas em dependência e/ou adaptação possui validade para o semestre letivo em que ocorrer a requisição. Após a rematrícula para o semestre seguinte, a disciplina voltará para o status “cursando”.

    O prazo para solicitação de trancamento de dependência é até o último dia útil antes do início das provas oficiais.

    O aluno deve ler atentamente o REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES de seu curso, disponível na Intranet (Portal do Aluno / Arquivos)

    Para cadastrar as Atividades Complementares, faça o login no portal.fecap.br 

    Localize o menu "Secretaria", disponível do lado esquerdo da tela. 

    Opte por Atividades Complementares, anexe as atividades e descreva alguma informação, se necessário. 

    Todos os documentos entregues passa por uma análise de veracidade. 

    O prazo para lançamento das horas é de 30 dias. 

    O aluno matriculado em qualquer curso poderá substituir as atividades obrigatórias de sala de aula não realizadas devido ausência por motivo de guarda religiosa, por trabalho escrito ou outra atividade de pesquisa, a critério da instituição, desde que no início do período letivo abra chamado específico na CAF (Central do Aluno FECAP), anexando declaração assinada por representante legal do templo religioso, bem como o calendário religioso segundo os preceitos da sua religião. Os documentos deverão conter informações que comprovem os motivos da ausência do estudante em dias letivos. No 1º semestre de 2021, o prazo estabelecido para requerimento é 22 de fevereiro de 2021, e no 2º semestre de 2021, 23 de agosto de 2021. 

    Para solicitar acesse: 

    1.  Acesse portal.fecap.br
    2.  Após o Login localize o menu "Secretaria", disponível do lado esquerdo da tela

    Não há abono de faltas. Nos casos previstos em lei, o aluno pode solicitar exercícios especiais visando à compensação das faltas. Os casos excepcionais previstos na legislação brasileira pode ser encontrados no Manual do Aluno. 

    Para solicitar a compensação das faltas, acesse:

    1) O endereço "portal.fecap.br", faça o login 

    2) Após o login, localize o menu "Secretaria" lado esquerdo da tela.

    3) Clique em "Requerimentos".

    4) Ao recarregar a tela na aba de Disponíveis, deve-se, selecionar o tipo de atendimento que deseja iniciar.

    5) Sistema irá recarregar tela novamente e listar detalhes do tipo de atendimento, não esqueça de enviar o atestado médico, contendo: Papel timbrado, Assinatura e Carimbo do Médico, CID e o período de afastamento. 

  • Entre em contato com o departamento responsável.
  • Mande e-mail para caf@fecap.br, informe o seu número de matricula e/ou CPF. 

    O abandono dos estudos, acontece após o término de um período letivo, sem o devido trancamento, isso implicará o automático desligamento do aluno, que perderá o direito a sua vaga.

    O abandono da frequência às aulas ao longo do período letivo não implica trancamento da matrícula, continuando a serem devidas todas as obrigações contratuais acordadas entre a FECAP e o aluno, inclusive quando se tratar de disciplinas de dependência ou adaptação oferecidas durante o período letivo.

    Na eventualidade de retorno, em qualquer semestre letivo, o aluno deverá fazer solicitação, que apreciará os requerimentos, devendo se adequar a nova grade curricular e plano de pagamento dando parecer conclusivo.

    O remanejamento de disciplinas para alunos da Graduação pode ocorrer quando o(a) interessado tem uma dispensa de alguma disciplina no semestre em que está matriculado(a) e deseja cursar uma outra disciplina que está alocada aos sábados, aquelas em regime de Dependência e/ou Adaptação, durante a semana. 

    O primeiro passo é verificar em qual turma essa disciplina de Dependência e/ou Adaptação é ofertada e se coincide com o horário a disciplina que você tem dispensa. Se preencher esses requisitos você pode solicitar por meio do portal.fecap.br, em Secretaria. 

    Verifique no Manual do Aluno o período para fazer esse tipo de pedido. 

    No período das provas oficiais e de exames não é permitida a entrada de visitantes, também não é permitida a entrada de visitantes após às 21hs. 

    A frequência mínima obrigatória para aprovação é de 75% às aulas ministradas e/ou atividades realizadas em cada disciplina. O aluno estará automaticamente reprovado, independentemente das notas, se não tiver a frequência mínima obrigatória.

     

     

    As aulas matutinas iniciam às 7h15 e as vespertinas às 13h45, mas nós entendemos que imprevistos acontecem, portanto você terá 5 minutos de tolerância para entrar na aula.

    A Graduação trabalha com o regime seriado.

    Caso o aluno termine o período letivo reprovado em três ou mais disciplinas, deverá refazer a série, dispensando as disciplinas em que houve aprovação.

    Disciplinas trancadas contam como reprovação.

    Seguindo o princípio de melhoria contínua, a Instituição realiza revisões e alterações nos currículos dos cursos periodicamente. O aluno reprovado terá de adaptar-se ao currículo da nova turma em que fizer a sua matrícula.

    Período Matutino – das 7h30 às 11h10.

    Período Noturno – das 19h00 às 22h40.

    Sábados – conforme horários do Nivelamento, do Programa de Educação Dinâmica Progressiva (PEDP), das turmas de DP ou Adaptação, dentre outras atividades.

    Aos alunos da Graduação que estão com o status "cursando" no período letivo vigente, poderão retirar o Atestado de Matricula, acessando o portal.fecap.br, com seu login e senha. Do lado esquerdo, escolha "Relatórios", opte por "Atestado de Matrícula". 

    Para outros casos acesse:

    1) Acesse portal.fecap.br

    2) Após o Login localizar o menu "Secretaria", disponível do lado esquerdo da tela.

    3) Clique em "Requerimentos"





    O conteúdo programático é o conteúdo ministrado dentro de cada disciplina ofertada. 

    O prazo para confecção desse documento é de 15 dias úteis, após a confirmação do pagamento.

    O valor é de R$10,00 por semestre, solicitado. 

    Para solicitar acesse portal.fecap.br





    Histórico Escolar é o documento oficial que comprova a situação acadêmica do(a) discente, referente ao seu rendimento escolar, no qual estão descritas as disciplinas do curso até a série em que o(a) aluno(a) está matriculado/a ou esteve, e qual a nota e a situação referente a cada disciplina.

    O valor é de R$10,00. 

    E o prazo para confecção é de até 15 dias úteis, após a compensação da taxa administrativa. 

    Para solicitar:

    1) Acesse portal.fecap.br

    2) Após o Login localizar o menu "Secretaria", disponível do lado esquerdo da tela.

     





    Solicite sua inscrição por meio do portal.fecap.br 

    Após a finalização do seu chamado, siga o passo a passo: 

    • Cadastre-se no https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action;
    • Acompanhe a confirmação de sua matrícula no site;
    • Caso você já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), será necessário efetuar o cancelamento pelo site sptrans.com.br/atendimento para depois solicitar um novo. Se preferir, outra opção é permanecer com esse mesmo cartão, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação. 
    • Nos dois casos, seja para receber um novo cartão ou renovar um cartão usado, pague o boleto disponível pelo site no menu "Estudante" "Solicitação do Benefício" ou dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e pague o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes;
    • O bilhete será enviado para a Fecap e você será informado por e-mail. 




    As vistas das provas intermediárias são acordadas diretamente com os docentes. 

    A vista das provas oficiais será realizada em semana específica, conforme calendário escolar. Não há remarcação dessa vista. 

    A vista das provas de exames deverão ser solicitadas, a prova será mostrada ao requerente que preencherá um formulário indicando quais pontos gostaria que o professor fizesse a revisão. A prova mais o requerimento são encaminhados ao professor responsável pela disciplina que fará suas considerações no formulário. A prova e os requerimentos serão encaminhados ao coordenador do curso que também dará o seu parecer na questão, depois disso o aluno será informado do resultado. O prazo para solicitação da vista de exame é de 5 dias utéis após a aplicação da última prova de exame. 

    Poderão ser realizados Exames Finais de todas as disciplinas cuja nota semestral seja ³ 2 (dois) e < 6,0 (seis).

    Alunos que desejam melhorar o desempenho acadêmico nas provas oficiais também podem realizar os Exames.

    Os Exames ocorrerão, conforme calendário escolar.

    Critérios de Avaliação do Exame:

    *  Aprovação – nota do Exame maior igual a  6,0 (seis) quando a Média Semestral for maior igual a 4,0 e menor que 6,0 e frequência mínima de 75%;

    * Aprovação - nota do Exame maior igual a 7,0 (sete) quando a Média Semestral for maior igual a 2,0 (dois) e menor que 4,0 (quatro) e frequência mínima de 75%;

    Reprovação - nota do exame insuficiente, conforme critérios acima. 

     

     

    O aluno que não comparecer a qualquer avaliação por razões de doenças infectocontagiosas ou outra que exija afastamento superior a 15 (quinze) dias ininterruptos, gravidez, prestação de serviço militar obrigatório, convocação para integrar o Conselho de Sentença em Tribunal de Júri, para o serviço eleitoral e para participar de conclaves oficiais, ou outro impedimento legal válido, terá direito à realização de atividade de reposição, desde que abra solicitação por meio do portal.fecap.br em até 01 dia útil após a perda da avaliação e anexe o atestado médico que deverá conter: papel timbrado, CID, período do afastamento, assinatura e carimbo do médico. 

    Vale informar que será analisada a veracidade do documento e se deferido a prova será remarcada. Caso não se enquadre nos requisitos acima, se tiver média mínima de 2 (dois) poderá solicitar e pagar a prova de exame da disciplina. 

    As notas intermediárias, NI 1 e NI 2, poderão ser compostas por provas e/ou seminários e/ou trabalhos realizados (a critério do Professor). Entretanto, uma das NIs, necessariamente, deverá ser composta por prova.

    Valor das avaliações intermediárias: os professores deverão lançar no sistema uma nota de 0 a 10 (com fracionamento de 0,1 ponto). A ponderação será definida pelo Coordenador do Curso.

    ATENÇÃO: caso seu curso/turma participe do Programa PEDP, o coordenador informará as atividades correspondentes e o valor do PEDP.

    Composição das médias: as médias são compostas pelas notas das provas oficiais (PO) + notas das avaliações intermediárias (NI 1 e NI 2). Quando houver PEDP, a nota do PEDP também será somada.

    Poderão participar da colação de grau oficial apenas os alunos que tenham cumprido todos os requisitos acadêmicos de seu respectivo curso. Ou seja, além de ter sido aprovado em todas as disciplinas do curso, todos os demais componentes obrigatórios devem ter sido cumpridos, tais como documentos faltantes no ato da matrícula, Estágio Supervisionado, Atividades Complementares, Trabalho de Conclusão de Curso e ENADE (respeitado o calendário trienal).

    O aluno poderá fazer o trancamento do curso e cursar apenas dependências e/ou adaptações. O aluno interessado deverá realizar o processo de rematrícula pela intranet e não emitir o boleto. Em seguida, deverá fazer solicitação por meio da Secretaria On-Line em campo específico. Se a solicitação for realizada antes do pagamento da rematrícula, o aluno pagará no semestre 6 parcelas no valor da disciplina no período solicitado. Caso a solicitação seja realizada no decorrer do semestre, ou seja, após o pagamento da rematrícula, o trancamento para cursar apenas dependências e/ou adaptações somente será autorizado se o aluno estiver adimplente, na data de solicitação, com as mensalidades do curso e as parcelas de dependência/adaptação. Ao trancar o curso e realizar dependências e/ou adaptações, o aluno estará sujeito a adaptar-se ao novo currículo. O prazo para solicitação do trancamento para cursar apenas dependências e/ou adaptações é até o último dia útil antes do início das provas oficiais:

    Não, se o seu curso não for MBA você pode optar por cursar: 

    - Criação Científica - TCC ou

    - Soft Skills. 

    A escolha e consequentemente as matrículas para uma ou outra opção seguirão as datas definidas pela coordenação. 


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