FECAP

Notícias

Professora Angélica Miyuki Farias defende tese de Doutorado na PUC-SP

Institucional Publicado em: 15/05/18
A Professora Angélica Miyuki Farias que leciona disciplinas de Língua Portuguesa para os cursos de graduação da FECAP defendeu tese de Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 10 de maio de 2018. A tese tem o título de “PERSPECTIVAS DE LINGUAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: TECENDO A TRAMA”, teve nosso também professor, Pedro Henrique de Barros, como membro da Banca Examinadora e foi defendida no Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Abaixo apresentamos o resumo do trabalho defendido pela Professora.

Parabenizamos a Professora Doutora Angélica Miyuki Farias e aproveitamos para agradecer pelo trabalho realizado e desejar ainda mais sucesso em sua bela trajetória aqui na FECAP.

PERSPECTIVAS DE LINGUAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: TECENDO A TRAMA
Angélica Miyuki Farias

RESUMO
Este estudo objetiva apreender  as  perspectivas de linguagem emanadas pelas esferas oficial, institucional e profissional na área contábil. O recorte teórico está fundamentado nas perspectivas filosóficas de linguagem e nas teorias curriculares que sustentam tais visões de linguagem. Esta investigação está inserida no quadro da pesquisa qualitativa uma vez que o cerne dessa abordagem metodológica é estudar o mundo sempre a partir da perspectiva dos atores sociais, situados historicamente, em interação. O contexto escolar analisado é uma Instituição de Ensino Superior particular localizada na cidade de São Paulo onde a professora-pesquisadora trabalha. Para a construção metodológica deste estudo, contou-se com a pesquisa bibliográfica acerca do percurso do ensino de português no curso de Ciências Contábeis no País, assim como com a coleta de vários documentos oficiais e institucionais, a saber: decretos referentes ao curso de Ciências Contábeis, prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, prova do Exame de Suficiência Contábil, Projeto Político-Pedagógico e ementas da disciplina de Redação Empresarial I e II do Curso de Ciências Contábeis da instituição focal. A pesquisa também foi organizada pela produção de dados realizada a partir de (a) um questionário aplicado em uma turma de oitavo semestre da instituição focal; (b) entrevista realizada com três alunos do segundo semestre da mesma instituição e (c) entrevista com quatro profissionais da área contábil. Todos os dados foram analisados sob a luz do conteúdo temático. Os resultados apontaram três grupos de textos, que se organizaram quanto à(s) perspectiva(s) de linguagem e de currículo. O primeiro grupo revelou contornos referentes às perspectivas monológicas de linguagem e visão tradicional de currículo. O segundo evidenciou uma visão híbrida a respeito das perspectivas de linguagem e de currículo. O terceiro e último grupo apresentou perspectiva dialógica de linguagem e visão de currículo com tendência às teorias críticas.