Notícias

Institucional

FECAP oferece software que auxilia no processo de excelência

Publicado em: 21/11/17

A FECAP agora oferece aos alunos e professores que estão na fase de elaboração dos trabalhos científicos de conclusão de curso um software que auxilia no processo de excelência acadêmica.

O Turnitin faz a detecção de similaridades de texto e dessa maneira colabora na prevenção da ocorrência de plágio acidental, que é a modalidade mais frequente de plágio. Isso acontece devido a fatores como a massificação do acesso à informação, ao desconhecimento de regras e técnicas de escrita. O software, além de indicar similaridades textuais com a indicação das fontes originais, funciona como uma plataforma de aumento do engajamento dos alunos no processo de escrita científica.

Usado por cerca de 75% das instituições de ensino no mundo, o Turnitin utiliza uma base de dados formada por 62 bilhões de páginas de Internet, 697 milhões de trabalhos de alunos e 165 milhões de artigos científicos e publicações acadêmicas.

Aqui na FECAP o software será utilizado inicialmente pelos programas de mestrado, pós-graduação, iniciação científica e pelos alunos de graduação em processo de elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). O programa foi integrado ao Moodle, que é a plataforma de aprendizagem virtual adotada na FECAP, e será gerenciado pelos professores orientadores.

Com mais essa iniciativa, a FECAP dá um passo importante, oferecendo à comunidade educativa uma ferramenta de apoio acadêmico também utilizada nas melhores instituições de ensino nacionais e internacionais.