Notícias

Institucional

Alunos da FECAP lideram a Semana Solidária

Publicado em: 08/02/17

As atividades são coordenadas pela FECAP Social, que vem contribuindo com diversas entidades da cidade de São Paulo

Em todo o Brasil, é comum a prática de trote em calouros de instituições de ensino superior. Mas na FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado –, em vez de terem o cabelo raspado, a cara pintada ou serem obrigados a pedir dinheiro no semáforo, os novatos se juntam aos veteranos em uma atividade liderada pela FECAP Social, conhecida como Trote Solidário, que dá um sentido mais humanitário ao rito de passagem e contribui para o bem-estar da sociedade. 

O Trote Solidário é realizado todo início de semestre durante uma semana, na qual são promovidos vários tipos de doações, de sangue, roupas e até de artigos de higiene. Semestralmente, novas entidades são beneficiadas. Em agosto de 2016, início do último semestre letivo, a FECAP Social arrecadou quase uma tonelada de alimentos não perecíveis e doou a duas ONGs da cidade de São Paulo. Este ano, a semana já está programada. Haverá uma ação diferente por dia, e o aluno voluntário pode participar de quantas desejar:

Segunda-feira, 13/02: doação de sangue para o Banco de Sangue Paulista;
Terça-feira, 14/02: doação de alimentos não perecíveis e ração para cães e gatos;
Quarta-feira, 15/02: doação de roupas e sapatos usados em bom estado (para homens mulheres e crianças);
Quinta-feira, 16/02: doação de produtos de higiene;
Sexta-feira, 17/02: doação de livros infantis.

Os voluntários também podem estar presentes na entrega das doações arrecadadas nas ONGs escolhidas.

Todo início de semestre é uma festa, e nós queremos comemorar ajudando ao próximo. Há muitos anos, a FECAP realiza ações sociais, mas, com a criação da FECAP Social, além de aumentarmos a frequência, nossos alunos estão muito mais envolvidos. A FECAP Social cria responsabilidade social nos estudantes e os aproxima de uma realidade, muitas vezes, diferente da deles”, comenta orgulhoso Ronaldo Fróes, Pró-reitor da Graduação da FECAP.

No final de 2016, em parceria com o Rotary Club, a Instituição conseguiu doar uma cadeira de rodas para uma criança moradora de um abrigo. Mais do que isso, ela e a família foram à Fundação para receber a cadeira e participar da festa de aniversário organizada para sua irmã. Agora a faculdade toda está juntando lacres de latas para conseguir doar mais cadeiras para pessoas com dificuldade de locomoção.
Os estudantes interessados em trabalhar no projeto devem participar do processo seletivo, que acontece pela primeira vez em fevereiro. São necessários comprometimento e responsabilidade.

Mais informações sobre a FECAP Social em www.facebook.com/FECAPsocial/.