Notícias

Institucional

Ex-Aluno do Mestrado FECAP é premiado na ABDE e BID

Publicado em: 20/09/16

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) selecionam trabalhos sobre o Sistema Nacional de Fomento. Os trabalhos vencedores estão distribuídos em vários campos do conhecimento, principalmente economia, mas também ciência política, direito, engenharia de produção e projetos.

Ao todo, foram 27 trabalhos inscritos, de instituições associadas da ABDE e de universidades, algumas das mais prestigiadas do país, em sete unidades da federação. Os trabalhos recebidos foram distribuídos em vários campos do conhecimento, principalmente economia, mas também ciência política, direito, engenharia de produção e projetos. O ex-aluno do Mestrado, André Koichiro Otake, com a orientação do Prof. Joelson O. Sampaio, foi premiado na categoria de Financiamento: Desafios e Soluções.

Trabalho premiado: “Mitigação da assimetria de informações no mercado de infraestrutura no Brasil: Os programas e a atuação no financiamento de longo prazo da Caixa Econômica Federal”

Resumo do Trabalho:
Apresentando os programas e os principais números do financiamento de longo prazo aos setores de infraestrutura gerenciados pela Caixa Econômica Federal, este trabalho buscou evidenciar a importância da atuação dos bancos públicos no seu exercício de mitigador de falhas de mercado no Brasil. Projetos de infraestrutura, por suas características inatas e ímpares, sempre necessitarão da atuação de agentes de fomento capazes de prover seu desenvolvimento. Com financiamentos à infraestrutura brasileira que ultrapassam os R$130 bilhões nos últimos 14 anos, a Caixa Econômica Federal vem contribuindo para o desenvolvimento econômico tal como diversos bancos de desenvolvimento mundial. Evidenciando esta atuação, este trabalho sugere o aprofundamento dos estudos dos programas gerenciados pela Caixa Econômica Federal no sentido de identificar o impacto da sua atuação no financiamento de longo prazo em projetos de infraestrutura.

Confira mais trabalhos neste [link].