Institucional

Sobre a FECAP

Referência na área de Gestão de Negócios através do Pioneirismo e Excelência a serviço do desenvolvimento do país.

Pioneirismo e excelência na educação em Gestão de Negócios são as marcas da Fundação Álvares Penteado (FECAP). Antônio de Álvares Leite Penteado e Horácio Berlinck foram dois visionários que, em 1902, enxergaram a necessidade de formação de profissionais para a gestão das organizações, fator-chave para o aumento da produtividade e, consequentemente, do padrão de vida da população.

A FECAP oferece cursos de bacharelado nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue.

Na Pós-Graduação Lato Sensu, são oferecidos cursos ligados às áreas de Gestão, Finanças e MBA com foco no desenvolvimento profissional. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são oferecidos o já tradicional Mestrado em Ciências Contábeis e o conceituado Mestrado Profissional em Administração.

Concomitante ao Ensino Médio, O Colégio FECAP oferece Ensino Técnico em diversas áreas. Desde o tradicional técnico em Administração até o técnico em Programação de Jogos.

Nos últimos cinco anos, a Instituição obteve vários reconhecimentos da qualidade de seus cursos. Dentre eles, vale ressaltar, por exemplo, o Índice Geral de Cursos (IGC), que tem seguidamente colocado a Instituição em posição de destaque. Na edição de 2014, a FECAP esteve entre as 1% instituições privadas mais bem classificadas e entre as 2% instituições públicas e privadas mais bem classificadas de todo o Brasil.

A mídia especializada também tem dado destaque à FECAP. Em particular, o Guia do Estudante, da Editora Abril, atribuiu à FECAP o prêmio de melhor Centro Universitário do Brasil consecutivamente entre 2006 e 2008. Na edição de 2015, todos os cursos da FECAP foram estrelados.

A FECAP também é uma das poucas instituições a contar com um MBA credenciado com o padrão global de qualidade da Associação Nacional de MBAs (ANAMBA).

A qualidade do trabalho educacional realizado pela Instituição também se expressa através do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE). Entre 2008 e 2015, a FECAP recebeu três vezes o prêmio ouro, duas vezes o prêmio prata e foi finalista em mais uma edição.

A FECAP é uma das seis instituições em todo o país a ter seu MBA credenciado com o “padrão global” da Associação Nacional de MBA (ANAMBA), demonstrando que o curso atende critérios internacionais de qualidade no ensino executivo. A Pós-Graduação conta, ainda, com premiações da revista Você S/A. Sua revista acadêmica, a Revista Brasileira de Gestão de Negócios, disseminadora da pesquisa acadêmica de ponta, tem uma das avaliações mais elevadas da CAPES/MEC.

A gestão é baseada em pilares fundamentais, como foco no desenvolvimento dos alunos e manutenção de um corpo docente altamente qualificado, tanto no que se refere à formação acadêmica, quanto à experiência profissional e um ambiente meritocrático.

Para atingir seus objetivos, a Instituição também procura estabelecer parcerias com organizações de excelência, a exemplo da Cultura Inglesa, da Endeavor, entidade voltada para o fomento ao empreendedorismo, e do Bloomberg Institute. Atenta ao desejo de seus alunos em buscar experiências internacionais à necessidade de internacionalizar suas atividades, tem estabelecido parcerias com universidades localizadas nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Os ex-alunos da FECAP tem, ao longo do tempo, atingido posições de destaque no ambiente empresarial brasileiro como executivos do alto escalão de empresas como, por exemplo, Grupo Pão de Açúcar, Itaú, JP Morgan, Ernst & Young, entre outros. A história da Instituição também está repleta de casos de ex-alunos empreendedores e empresários de sucesso, inclusive de organizações de grande porte, como Editora Atlas, Grupo VR, Springer, entre outras.

Pioneira e moderna, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado tem se renovado ao longo do tempo para continuar contribuindo com excelência para o desenvolvimento do país.