Desde 2012, o NECON reúne um grupo composto por alunos da graduação interessados em economia, além de professores orientadores, com o objetivo de analisar os indicadores econômicos e entender o cenário socioeconômico atual. A principal finalidade do NECON é auxiliar profissionais da área e universitários na tomada de decisão por meio conteúdo especializado.


“Buscamos trazer conteúdos atuais, dinâmicos que despertem a curiosidade e contribuam na construção de uma opinião mais crítica sobre o desenvolvimento econômico e político brasileiro.”

Profº Erivaldo Vieira

O NECON realiza regularmente as seguintes atividades:



Em 2016, a FECAP assinou um contrato de parceria com o grupo Tracker, que rastreia e localiza veículos e cargas em todo o país. A junção dos índices do Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica (NECON), com os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e do Business Intelligence do grupo Tracker, permitiram a criação de um indicador que projeta o perfil do crime e os impactos econômicos.

O IBGE disponibiliza mensalmente indicadores, como: PNAD, PMS, IPCA, Balança comercial, PIM-PF e PMC. Por meio da compilação destas informações, o Necon realiza uma análise do ambiente econômico.

Trazem conteúdos atuais e dinâmicos, com o objetivo de despertar o interesse em aprender sempre mais e contribuir na construção de uma opinião mais crítica sobre o desenvolvimento econômico e político de nosso país.




Prof. Erivaldo Costa Vieira

Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Atualmente é professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa de Conjuntura Econômica (Boletim Econômico, IFECAP e NECON) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.



Felipe Meira Ferreira

Estudante de Ciências Econômicas pela FECAP.
felipe.ferreira@fecap.br

Telefone
+55 (11) 3272-4277

E-mail
iff@fecap.br

Campus Liberdade
Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo.
Bloco E - 8º Andar