fbpx

O Instituto de Finanças busca desenvolver e apoiar projetos nas áreas de finanças e economia. As atividades compreendem estudos, confecção de bases de dados e pesquisas sobre finanças pessoais, finanças corporativas e mercado financeiro por meio da realização de:


Pesquisas

Indicadores e conteúdo informativo realizados em base mensal, semestral e anual.


Organização de eventos

Seminários, debates, encontros e outros tipos de eventos para promover reflexão e difusão de temas na área.

Sobre Nós

Em 2016, com o objetivo de auxiliar professores, alunos e comunidade externa, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) lançou o Instituto de Finanças FECAP.

O principal objetivo do Instituto de Finanças FECAP é tornar o centro em uma referência de finanças pessoais.

Mas são diversos outros tópicos abordados em nosso centro, entre eles, finanças corporativas e mercado financeiro.
Para a realização dessas atividades, o Instituto de Finanças FECAP, realiza periodicamente, pesquisas e eventos.

Porque focar em finanças pessoais?

É inegável a importância que o dinheiro exerce na vida das pessoas. Assim, fomentar a educação financeira, além de se constituir em fator fundamental para a o exercício da cidadania, contribui para a formação da poupança interna de qualquer nação. Estes recursos financiarão o setor produtivo, e que por um meio de um círculo virtuoso: emprego, renda e consumo, impactarão no desenvolvimento nacional.

Educar financeiramente as pessoas é lhe imbuir de autonomia para a tomada de decisão racional no direcionamento de seus recursos, por exemplo, investimento versus consumo, ou mesmo a optar entre as melhores alternativas de crédito ofertadas no mercado financeiro para as suas necessidades.

Infelizmente, diversas pesquisas mostram que a maioria da população brasileira possui problemas ligados a suas finanças pessoais. Os brasileiros não foram educados financeiramente para ter um controle de seus gastos diários, a investirem melhor, a selecionar as melhores alternativas de crédito para cada ocasião, ou mesmo, a se planejar para os imprevistos.

Foi pautando nestes anseios que o Instituo de Finanças foi criado em 2016.

Temos convicção de que a educação financeira é primordial para pleno exercício da cidadania e de geração de riqueza para o indivíduo e sociedade.

Nossas principais conquistas

Diversas pesquisas mostram que a maioria da população brasileira possui problemas ligados a suas finanças pessoais. Ao longo desses anos, o Instituto de Finanças, promoveu inúmeras atividades juntamente com seus núcleos.

Em destaque, em maio de 2018, lançamos a primeira edição da Revista Finanças FECAP, seu principal objetivo é divulgar o trabalho realizado por professores e especialistas da área de negócios.

Ainda no mesmo ano, apoiamos a realização do XVIII Encontro Brasileiro de Finanças. O encontro foi sediado pela primeira vez na Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), no campus Liberdade, nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2018.

Já em 2019, entre os dias 20 e 24 de maio, o Instituto de Finanças da FECAP promoveu diversas palestras durante a Semana Nacional de Educação Financeira, que aconteceu simultaneamente, em vários estados do país. Em São Paulo, a FECAP foi a única instituição de ensino que realizou durante todos os dias atividades durante a semana.

Por fim, outra grande conquista, foi o desenvolvimento e disponibilização do Guia Financeiro FECAP que consiste num conjunto de calculadoras/simuladores voltados para a seleção de investimentos financeiros, amortização de dívidas e planejamento financeiro.

Equipe

Dr. Márcio Jolhben

Prof. Dr. Marcio Jolhben Wu

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2015). Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Centro Universitário FECAP, coordenador do Instituto de Finanças FECAP e editor-chefe da Revista Finanças FECAP.

marcio.wu@fecap.br

Dra. Nadja Nara Lima Heiderich

Profª. Dra. Nadja Nara Lima Heiderich

Doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). Atualmente é professora no Centro Universitário FECAP e coordenadora do Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica da FECAP (NECON).

nadja.alves@fecap.br

Me. Erivaldo Costa Vieira<

Prof. Me. Erivaldo Costa Vieira

Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e coordenador do Índice FECAP de Expectativa nos Negócios (IFECAP). Também desempenha trabalhos na área de economia do crime, sendo responsável pelo trabalho de analisar o perfil do crime e os impactos econômicos.

erivaldo@fecap.br

Felipe Romão Gimenes

Felipe Romão Gimenes

Estudante de Administração pela FECAP, desenvolvedor do Guia Financeiro FECAP e auxilia no Índice FECAP de Expectativa nos Negócios (IFECAP).

felipe.gimenes@fecap.br

Allan Silva de Carvalho

Allan Silva de Carvalho

Estudante de Ciências Econômicas pela FECAP, coordenador administrativo do Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica da FECAP (NECON) e do Índice FECAP de Expectativa nos Negócios (IFECAP) e editor-executivo da Revista Finanças FECAP.

allan.carvalho@fecap.br

Dr. Tiago Nascimento Borges Slavov

Prof. Dr. Tiago Nascimento Borges Slavov

Doutor em Contabilidade pela USP e Mestre em Contabilidade pela FECAP. Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP e coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da FECAP (NAF)./p>

tiago.slavov@fecap.br

Professores Colaboradores

Dr. Márcio Jolhben

Prof. Dr. Eduardo Pozzi Lucchesi

Doutor em Administração pela FEA-USP. Atualmente é professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado onde atua nos cursos de Graduação e no Mestrado Profissional em Administração (MPA).

eduardo.lucchesi@fecap.br

Notícias Relacionadas

Quer saber mais sobre FECAP?