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PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC-SP
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO


Título da Tese: CURRÍCULO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: DESAFIOS PARA ADOÇÃO AO NOVO MODELO CONTÁBIL BRASILEIRO

Data da Defesa: 14/10/2010

Banca Examinadora
Prof. Dr. Marcos Tarciso Masetto – Orientador
Profa. Dra. Marina Graziela Feldmann (PUC-SP)
Prof. Dr. Jose Carlos Marion (PUC-USP)
Profa. Dra. Elionor Farah Jreige Weffort (FECAP)
Profa. Dra. Vilma Geni Slomski (FECAP)

O trabalho apresenta uma pesquisa teórica em que são discutidos e apresentados os desafios enfrentados pelos cursos de Ciências Contábeis em função do novo modelo contábil adotado pela legislação societária brasileira, em alteração ocorrida em 2007. A principal alteração, num aspecto genérico, é a convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais de contabilidade, que diferem de maneira significativa, sobretudo em relação aos seus princípios, daquelas aplicadas no Brasil. Os principais desafios destacados na pesquisa são as diferenças culturais, diferenças de sistemas jurídicos e diferenças de sistemas de financiamento das empresas e como a educação contábil deve contribuir para que estas normas tornem-se, efetivamente, boas práticas de contabilidade.

Palavras-chave: Currículo, Ensino Superior, Ciências Contábeis, Normas Internacionais de Contabilidade, Novo Modelo Contábil Brasileiro.
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